Dia D Outubro Rosa chamou atenção para o autocuidado e a conscientização sobre o Câncer de Mama
O Departamento de Saúde da Prefeitura de Santa Rosa de Viterbo promoveu neste sábado uma importante mobilização para conscientização e prevenção contra o Câncer de Mama. A programação contou orientações, vacinação, coleta preventiva, atendimento com ginecologista, exames de ultrassom, dia de beleza no ambulatório do bairro Nosso Teto, testes rápidos de HIV, Sífilis e de Glicemia, além de palestra com a médica Gabrielly Cabral, que compartilhou informações importantes aos presentes no Centro Cultural e frisou a importância acerca do autocuidado.
Houve também depoimentos de quem vivenciou e venceu o Câncer de Mama. Lúcia Issagawa e Silmara Herculano, contaram suas histórias e também reforçaram a importância do diagnóstico precoce e a prevenção. A professora Vilma Chiquito também trouxe detalhes de sua batalha contra a doença e emocionou a todos com sua resiliência, esperança e testemunho de amor à vida.
O evento contou com a presença do Prefeito Omar Nagib, o vice-Prefeito Dr. Marco Antônio Di Serio, membros da Administração e alguns Diretores da Prefeitura Municipal, que também abraçaram a causa no dia de hoje.
Na oportunidade o Prefeito Omar Nagib anunciou importantes investimentos na área da Saúde. Confira tudo acessando o link https://fb.watch/nPY0vy1Aki/.
Acesse mais fotos também através do álbum https://www.facebook.com/media/set/?vanity=prefeiturasrv&set=a.817891973467849
Ações vão além do mês de outubro
O Departamento de Saúde se preocupa com a saúde de todos os santa-rosenses e, algumas ações, em especial as de atenção à saúde da mulher, vão além da simbologia do mês de outubro. Para se ter ideia em um ano foram ofertadas 7.400 consultas na especialidade de ginecologia e foram realizados 1.950 exames preventivos de Câncer de Colo do Útero. Confira outros números:
- Endoscopia - 235 exames realizados. “Zeramos a fila dos pacientes que tinham condições de fazer o exame no município” destaca André Nader, Diretor de Saúde.
- Cirurgias ortopédicas: 140 pacientes avaliados e 42 já operados.
- Cataratas: 278 cirurgias
- Ultrassom: 578 exames realizados até o momento, mas no total serão mais de 2.000 realizados. “Pretendemos zerar a fila de espera também” explica Nader.
- Eletroencefalograma: A Prefeitura comprou o equipamento e a partir de janeiro os exames serão realizados no município.
- Mamografias: O Estado deixou de fazer as mamografias para mulheres abaixo de 49 anos e acima de 69. Com isso a prefeitura comprou, com recursos próprios, exames de mamografia e já foram feitos até o momento 297 exames.