Pelo segundo ano consecutivo, Santa Rosa de Viterbo recebe o Prêmio Luiza Matida
A Prefeitura de Santa Rosa de Viterbo, por meio da Diretoria Municipal de Saúde, recebeu a premiação “Luiza Matida”, concedida aos municípios que alcançaram indicadores para a redução ou eliminação da transmissão vertical do HIV e/ou a Sífilis Congênita. Na região de Ribeirão Preto somente Luiz Antônio, Serrana, Jardinópolis, Ribeirão Preto e Santa Rosa de Viterbo foram contempladas com a honraria.
A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu ontem, em São Paulo, por ocasião da "Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis e Sífilis Congênita", cujo tema é "Reduzir a Desigualdade Social contribui para eliminar a Sífilis Congênita".
Representaram o município a Chefe de Atenção Básica de Saúde, Luciana Capeletti, e a Enfermeira Responsável pela Vigilância Epidemiológica, Ana Maria Gouveia. "Esse prêmio é fruto de todo trabalho desenvolvido pela equipe de Saúde Municipal, onde o compromisso é com a qualidade de vida e bem-estar dos munícipes. Os resultados se mostram favoráveis e, a prova disso, é o evento do qual fomos selecionados para recebermos a premiação de destaque no estado", salientou Luciana.
Sobre a premiação
O nome do prêmio trata-se de homenagem à médica pediatra e sanitarista Luiza Harunari Matida, uma das profissionais responsáveis pela elaboração das políticas e ações de controle da sífilis no estado de São Paulo. Falecida no ano de 2014, Matida trabalhou por 20 anos no Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP da Secretaria de Estado da Saúde.