CDHU apresenta Plano de Trabalho Técnico Social e Articulação Intersetorial que será executado junto aos mutuários do Conjunto Habitacional Padre Donizetti
A reunião aconteceu na manhã de quarta-feira, 26 de outubro, no plenário da Câmara Municipal. Em sua explanação a representante da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo, Maria José Alves Maia, falou sobre o conjunto de ações sociais de pré e pós-ocupação das moradias que será executado pela CDHU, em parceria com a Prefeitura Municipal, para os contemplados do Conjunto Padre Donizetti.
O objetivo do Trabalho Técnico Social é oportunizar a integração e familiarização dos moradores com o novo território, fomentando o conhecimento do seu entorno, os serviços públicos já oferecidos e aqueles que deverão ser implantados. Estimula, também, o uso adequado da unidade habitacional, a organização comunitária, a fixação e a permanência das famílias na nova moradia e a diminuição da inadimplência, além de propiciar o desenvolvimento dos laços comunitários e o amadurecimento da percepção de cidadania dos moradores no que diz respeito a educação ambiental e patrimonial, dentre outros.
O TTS inicia-se antes da entrega do empreendimento. A execução nesta fase pré-ocupação, corresponde às ações iniciais de levantamento de informações secundárias e primárias sobre a demanda, contato e entrevistas com lideranças locais, reuniões com as famílias beneficiárias e gestores dos equipamentos públicos e comunitários do território, bem como as ações de Articulação Intersetorial, visando a inclusão social e o acesso a direitos sociais. Após a mudança das famílias para o conjunto habitacional é realizado o TTS de pós-ocupação, executado dentro de um período mínimo de seis e máximo de doze meses.
Participaram da apresentação do Plano de Trabalho Técnico Social e Articulação Intersetorial s alguns Vereadores, Diretores da Prefeitura Municipal, representantes do CRAS e o Prefeito Omar Nagib.