Prefeitura pretende zerar fila de espera por Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada e outros exames de Alta Complexidade
Prefeitura pretende zerar fila de espera por Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada e outros exames de Alta Complexidade
Após meses e até anos na fila de espera por exames de Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada e exames de Alta Complexidade como Holter, MAPA, Densitometria e Teste Ergométrico, dentre outros, pacientes santa-rosenses puderam se submeter aos procedimentos neste final de semana, na cidade de Cravinhos. Foram beneficiados aproximadamente 100 munícipes nesta primeira etapa, conforme a ordem de chegada dos pedidos médicos no CS3 (Centro de Saúde Dr. Renato Palma Rocha).
O custeio dos exames é realizado através de recursos próprios da Prefeitura de Santa Rosa de Viterbo e com Emendas Impositivas dos Vereadores Cidinha, Lê da Farmácia, Chicão, Heitor, Luis dos Reis Augusto (Bode), Manuil, Marinho, Roseli e Teófilo. Os vereadores Alberto Lerco Coelho e Valdinei Procópio da Silva também fizeram indicações para melhorias na área da Saúde. “Está é uma demanda reprimida de muito tempo, que agora pretendemos zerar” frisou Luciana Capeletti, Chefe do Setor de Atenção Básica de Saúde.
A Prefeitura cedeu o transporte em dois horários ontem (sábado) e neste domingo. Um ônibus saiu às 05h10 e outro às 10h00. Entre os pacientes no primeiro horário hoje de manhã estavam os senhores Luis Mariano da Silva e Márcio Henrique da Silva, ambos para o exame de Tomografia do Crânio. “Esta ação da Prefeitura nos ajudou e muito” comentou Márcio.
Outro paciente que pôde realizar o exame de Tomografia foi Ademir Francisco Xavier. Enquanto aguardava para embarcar no ônibus do segundo horário, ele agradeceu esta e outras importantes ações da atual Administração na área da Saúde. “Ainda bem que estão fazendo isso pela população. Eu agradeço o Prefeito, pois também fui atendido no Programa de Ortopedia e no 'mutirão' de Ultrassonografia” contou.
A Administração do Prefeito Omar Nagib trabalha em todas as áreas para melhorar a vida da população santa-rosense. Confira outras importantes ações realizadas através do Departamento de Saúde:
- Período de janeiro de 2021 a julho de 2023: 213.825 exames laboratoriais; 278 cirurgias de Cataratas entre os meses de junho e julho de 2022; 762.008 procedimentos e 236.849 atendimentos e consultas na Rede Municipal de Saúde; 6.609 exames de Ultrassonografia e 3.118 exames de alta complexidade para pacientes do município.
- Só em 2023: 238 exames de Mamografia, 218 exames de Endoscopia e 360 pacientes agendados no Programa de Ortopedia. Destes 103 foram transferidos para outros hospitais devido a complexidade do caso, 121 foram liberados, 12 já passaram por pequenas cirurgias ortopédicas na Santa Casa e outros 124 seriam operados de acordo com o boletim gerado no mês de agosto.