PREFEITURA INTENSIFICA MEDIDAS DE CONTENÇÃO AO CORONAVÍRUS

 

Publicado em: 24/06/2020 20:40 | Fonte/Agência: Departamento Municipal de Saúde

Whatsapp

 

Tendo em vista o avanço do número de contaminações pelo novo Coronavírus e aumento do número de óbitos no mundo, América Latina, Brasil, Estado de São Paulo e, principalmente, em todas as cidades da região metropolitana de Ribeirão Preto, a Prefeitura de Santa Rosa de Viterbo, através de sua Diretoria de Saúde e em parceria com outros departamentos municipais, Sabesp e comércio, informam que a partir da próxima semana como medida de enfrentamento, combate e contenção ao coronavírus, as ações como cadastro de pessoas e aferições de temperaturas voltarão em diversos pontos da cidade.

A medição será realizada por profissionais da saúde e ocorrerá em pontos estratégicos da cidade, buscando obter um amplo resultado. O carro de som já está novamente nas ruas, alertando os moradores com as recomendações necessárias para se evitar a proliferação do vírus. O serviço de denúncia ─ quanto à entrada de qualquer ambulante de fora ─ segue à disposição da população. A Prefeitura fechou o cerco com a não emissão de novas licenças, mas conta com a colaboração da população para denunciar.

Quanto aos ambulantes que estão às margens da rodovia Conde Francisco Matarazzo, a Prefeitura não pode impedir a estada dos mesmos, por ser jurisprudência de autonomia do DER e da Polícia Rodoviária, órgão aos quais a Prefeitura irá acionar.

De acordo com o fiscal de Posturas, Ivo Rafael da Silva, as denúncias feitas pela população foram e estão sendo fundamentadas. Diminuíram em 97% a entrada e vinda de novos ambulantes. Porém, a Prefeitura alerta que denúncias de churrascos entre amigos, reuniões de família, aniversários, não cabe ao fiscal este tipo de abordagem. Em suma, o que deveria ser regra e ainda está em falta é a conscientização de cada um. Afinal, todos já sabem que é imprescindível evitar aglomerações, usar máscaras e manter o máximo de distanciamento.

Para as ações de aferição de temperatura que deverão acontecer em pontos denunciados com aglomerações, como a Praça Conde Francisco Matarazzo (Estrela Azul), o município pedirá apoio do Comando da Polícia Militar local.

Quanto às denúncias realizadas contra igrejas evangélicas, o município assevera que existe um decreto do Governo Federal que classifica igrejas como atividade essencial, desde que tomada todas às medidas necessárias protetivas e preventivas, e evitando a presença de pessoas idosas e aqueles que possuem algumas comorbidades, que integram o grupo de risco.

"Estas ações não terão dia certo e nem horário a ser divulgados antecipadamente. Ocorrerão eventualmente, a qualquer momento", adiantou Heloisa Rigoli Pedersolli, diretora de Saúde municipal.

Ações de higienização estão acontecendo no início da noite e se estendendo pela madrugada. “Estamos seguindo determinação do prefeito para oferecermos maior eficácia, ampliação de locais a serem desinfectados com água e Hipoclorito de sódio e menos transtorno no trânsito da cidade e contato com as pessoas", informou Luiz Fernando da Silva, Diretor de Serviços Públicos.