Oficina capacita participantes para desvendarem o mundo das Abelhas sem Ferrão
O Bosque Municipal recebeu, nesta quinta-feira, 23 de novembro, a "Oficina de Introdução às Abelhas Nativas sem Ferrão”. O curso, ministrado pelo casal de especialistas em Meliponicultura, Tiago Juan e Maria Fernanda, da empresa Ybyrarama, capacitou os participantes a compreenderem o papel fundamental das Abelhas sem Ferrão na natureza e transmitirem saberes sobre esse universo.
Conexão Além da Colmeia - Maria Fernanda, Educadora Ambiental, ressalta que ‘as Abelhas transcendem a colmeia, explorando a medicina de cada bioma e coletando diversas matérias-primas para seus produtos’. “Abelhas colaboram com a prosperidade da vida dos seres vegetais, e vice-versa, através da polinização” explicou.
Maria destacou ainda que ‘elas também apuram todos os sentidos humanos, do paladar ao saborear os méis, ao olhar, que passa a explorar nas diversas cavidades mundo afora à procura pelas abelhas, encantados após conhecerem como funciona a vida na colmeia’. E completou enfatizando que “tudo isso recorda aos humanos sobre as suas próprias qualidades como seres que podem, e devem, facilitar também a vida no planeta” .
Conhecimento Teórico e Prático - A oficina começou com uma imersão teórica, onde os educadores tiveram a oportunidade de explorar os aspectos da vida das Abelhas, sua importância e os desafios enfrentados por elas. Os especialistas destacaram também seu impacto crucial na biodiversidade e na sustentabilidade.
As aulas práticas aconteceram no recém-instalado Meliponário do Bosque Municipal, proporcionando aos participantes uma experiência imersiva e única. A observação direta do comportamento dessas espécies ofereceu uma compreensão mais profunda do tema.
Um Novo Capítulo na Educação Ambiental - Além de fornecer conhecimento técnico, a Oficina buscou ativamente inspirar os educadores na maneira de incorporar o tema das Abelhas sem Ferrão em suas práticas de ensino. Estratégias pedagógicas foram discutidas, incentivando métodos inovadores e ferramentas práticas para transmitir aos alunos.
A Magia das Abelhas na Educação - Maria Fernanda compartilhou sua perspectiva, explicando que “as Abelhas e seus encantos trazem o brilho aos olhares e deixam coração e intelecto muito mais abertos ao aprender genuíno junto à natureza. Ela completou destacando que “além de prestarem serviço ecossistêmico fundamental à vida de todos os seres, esparramam, tal como fazem com o pólen das flores, sua própria poesia!”
Compromisso Ambiental - A "Oficina de Introdução às Abelhas Nativas Sem Ferrão" foi a segunda de uma série de oito programadas no Projeto de Educação Ambiental de Santa Rosa de Viterbo, que tem como meta capacitar cerca de 180 pessoas até o final do ano.
Mais fotos no Facebook da Prefeitura Municipal.