Programa de Educação Ambiental promove dia de conscientização ambiental nas escolas municipais de Santa Rosa de Viterbo
As escolas Maurílio de Oliveira e Lourdes Pereira Massaro foram palco de uma experiência única de aprendizado e entusiasmo, graças à apresentação do Programa de Educação Ambiental. Cerca de 600 crianças embarcaram em uma jornada educativa cheia de novidades e inspirações com a apresentação das educadoras do programa, Ana Laura Fonseca e Ana Carolina Paiva.
De uma forma que despertou a curiosidade e a animação das crianças, as educadoras apresentaram os planos do que serão desenvolvidos pelo Programa no Bosque Municipal e na Ambiental de Nhumirim. As educadoras também abordaram a importância da reciclagem, práticas agroflorestais e a criação de meliponários, incentivando as crianças a explorar o fascinante mundo da natureza e compreender a interdependência entre os ecossistemas, ressaltando a responsabilidade de todos na preservação do meio ambiente.
A apresentação contou com a participação especial do Grupo África Viva, que trouxe uma explosão de cultura e energia. Ao som das músicas tradicionais da Guiné, as crianças foram convidadas a participar de um espetáculo de dança, canto e descobertas, experimentando a riqueza da diversidade cultural.
A cantora Fanta Konatê compartilhou a inspiração por trás das canções, explicando: "Trouxemos músicas que são cantadas pelos habitantes da Guiné durante o trabalho de plantação que demonstram um profundo respeito pela terra e pela natureza".
Vale destacar que o Grupo África Viva não é apenas um conjunto musical, mas uma organização comprometida em divulgar, ensinar e promover a rica cultura africana. Através de ações sociais, o grupo trabalha para o desenvolvimento humano, utilizando ferramentas como cultura, musicoterapia, arte, educação, permacultura e iniciativas humanitárias.
As apresentações nas escolas fazem parte do planejamento do Programa de Educação Ambiental de Santa Rosa de Viterbo. Para Silvana Manici, diretora da Escola Maurílio de Oliveira, “o aprendizado ambiental é um componente vital, pois oferece motivos que levam os alunos a se reconhecerem como parte integrante do meio em que vivem e despertar a consciência de preservação”.
Amanhã, as escolas Costa Bruno e Wolmar Ribeiro Balbão serão as próximas a receberem essas apresentações cheias de informações valiosas sobre o meio ambiente. Que as sementes de conscientização plantadas hoje germinem em ações sustentáveis ao longo do tempo, moldando um futuro mais verde e consciente para todos.