Programa de Educação Ambiental da Administração do Prefeito Omar Nagib foi pauta do Telejornal SBT Verdade de hoje
O Programa, que é pioneiro na região, já mostra avanços significativos e atendeu aproximadamente mil pessoas, entre crianças e adultos desde o início no mês de novembro
Santa Rosa de Viterbo está liderando uma transformação inspiradora em direção a um estilo de vida mais sustentável e regenerativo com o Programa de Educação Ambiental pioneiro na região. Esta iniciativa, que teve início no mês de novembro, é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Instituto Nova Era, e tem como objetivo principal construir uma cultura ecologicamente consciente, criativa e plural, preparando assim as próximas gerações para um futuro verdadeiramente sustentável.
O foco do programa é ir além da teoria, buscando a implementação prática de ações sustentáveis que promovam a conscientização ambiental e a regeneração do meio ambiente. A Escola de Educação Ambiental de Nhumirim e o Bosque Municipal são os principais locais de atuação, onde o programa visa criar um impacto significativo na forma como a comunidade interage com o Meio Ambiente.
Desde o início das atividades o Programa já realizou três oficinas ecopedagógicas, implantou dois Meliponários, um Ecoponto e realizou ações ambientais em quatro escolas municipais envolvendo aproximadamente mil pessoas, entre crianças e adultos. Os trabalhos já despertam atenção e mostram avanços significativos, tanto que ganhou espaço no Telejornal SBT Verdade desta quarta-feira, 06 de dezembro.
Formação continuada - O Programa de Educação Ambiental de Santa Rosa de Viterbo reuniu a comunidade e a equipe no início do mês de novembro para aprender mais sobre Educação Ambiental e suas complexas interações. Os participantes tiveram a oportunidade de explorar a Escola de Educação Ambiental de Nhumirim, colocando em prática o conhecimento adquirido através de vivencias e dinâmicas.
Outra oficina importante realizada pela equipe do programa foi sobre agrofloresta. Nhumirim recebeu os participantes para um curso que proporcionou uma valiosa oportunidade de aprendizado e também ressaltou a importância prática da agrofloresta para a regeneração ambiental. Com foco nos conceitos, princípios e práticas fundamentais da agrofloresta, os participantes foram guiados a compreender a complexidade e a relevância dessa abordagem inovadora na agricultura. A aula prática permitiu que os participantes aplicassem os ensinamentos, realizando plantios de alimentos e árvores para o sistema agroflorestal da Escola de Educação Ambiental de Nhumirim.
Nhumirim recebe Ecoponto - Nhumirim tem agora um ecoponto que funciona na Escola de Educação Ambiental local. Além de inaugurar um espaço para descarte consciente, esta iniciativa simboliza um compromisso coletivo em prol da preservação ambiental.
Para divulgar a novidade para a comunidade e esclarecer as regras de funcionamento do novo ecoponto, as educadoras ambientais percorreram as ruas distribuindo panfletos e orientando os moradores sobre a importância crucial de separar os resíduos adequadamente.
O ecoponto oferece compartimentos específicos para diversos tipos de materiais recicláveis, desde embalagens plásticas até garrafas de vidro, papéis, ferro e alumínio. Além disso, inclui uma composteira para resíduos orgânicos, como cascas de frutas e legumes, caroços e talos. O horário de funcionamento é das 08h00 às 17h00, de segunda a sexta-feira.
O papel das abelhas na sustentabilidade - O Programa de Educação Ambiental implantou Meliponários no Bosque Municipal e na Escola de Educação Ambiental de Nhumirim. Várias caixas e dois "hotéis" foram instalados para abrigar abelhas nativas sem ferrão, incluindo Marmelada, Plebeia Droryana, Jataí, Mirim-Preguiça e Abelhas Solitárias.
Além de enriquecer a biodiversidade local, os Meliponários são centros de formação e atividades educativas, promovendo a conscientização sobre a importância crucial das abelhas na preservação do meio ambiente.
A primeira atividade educativa realizada no Meliponário do Bosque Municipal foi a “Oficina de Introdução às Abelhas Nativas Sem Ferrão” que explorou detalhadamente a vida das abelhas, sua importância e os desafios enfrentados por essas espécies essenciais. As aulas práticas proporcionaram uma experiência imersiva e única. A oficina também discutiu práticas pedagógicas, estratégias e ferramentas práticas para motivar os alunos a explorar e compreender o papel fundamental das abelhas.
Programa conquista as crianças - O Programa de Educação Ambiental deixou sua marca nas escolas municipais Maurilio de Oliveira, José Roberto Costa Bruno, Lourdes Pereira Massaro e Wolmar Balbão, proporcionando um momento enriquecedor de muito conhecimento para mais de mil pessoas entre crianças e adultos. As educadoras Ana Laura Fonseca e Ana Carolina Paiva e o grupo África Viva encantaram os alunos com muita dança, música e aprendizado ambiental. Destacando a importância da reciclagem, práticas agroflorestais e a criação de Meliponários, as educadoras inspiraram as crianças a explorar a natureza e compreender a interdependência dos ecossistemas.
O Grupo África Viva, com sua explosão cultural, adicionou uma dimensão vibrante, compartilhando músicas tradicionais da Guiné e incentivando a participação ativa das crianças em danças e descobertas.
Próximos passos – Já estão sendo realizadas ações educativas com os alunos do programa Recriança, mais quatro oficinas pedagógicas, implantação de jardins sensoriais e usina de compostagem, além da finalização da implantação do sistema agroflorestal em Nhumirim Com o compromisso da Prefeitura Municipal e do Instituto Nova Era, Santa Rosa de Viterbo está moldando um futuro mais verde e consciente. O Programa de Educação Ambiental representa um passo importante na direção de uma comunidade mais sustentável, na qual a educação ambiental é a chave para uma coexistência equilibrada entre a cidade e a natureza.
Assista o vídeo da entrevista no Facebook ou Instagram da Prefeitura Municipal.