Oficina de capacitação do Programa de Educação Ambiental impulsiona soluções sustentáveis

 

Publicado em: 12/12/2023 14:18

Whatsapp

 

Oficina de capacitação do Programa de Educação Ambiental impulsiona soluções sustentáveis

 

No último dia 11 de dezembro, o Programa de Educação Ambiental de Santa Rosa de Viterbo promoveu a Oficina de Capacitação em Tecnologias Sustentáveis e Design Ecológico na Escola de Educação Ambiental de Nhumirim. A oficina, que integrou teoria e prática, foi ministrada pelo especialista em design e tecnologias sustentáveis, Isaias Reis, do Instituto Nova Era, e coordenador técnico do Programa.

 

Design Permacultural - A oficina abordou as formas de implementar, através desta técnica, ambientes sustentáveis e regenerativos, integrando de forma inteligente os elementos naturais e humanos, promovendo uma harmonia com o meio ambiente. Durante a oficina, foi apresentado o projeto de design permacultural que está sendo implementado na Escola Ambiental de Nhumirim.

 

Sistema de Captação de Água de Chuva – Os participantes puderam participar de uma experiência sobre o sistema de captação de água de chuva, utilizando a metodologia de mini cisternas, uma estratégia simples e eficiente que pode ser facilmente reproduzida nas residências.

 

Sistema de Tratamento de Águas Cinzas – Durante a oficina, foi implementado um sistema de tratamento de águas cinzas (águas residuais que já foram utilizadas em chuveiros, pias, tanques e máquinas de lavar) com a metodologia de círculo de bananeiras, demonstrando práticas simples e inovadoras para o reaproveitamento responsável desse recurso vital.

 

Forno Solar – Os participantes da oficina puderam construir fornos solares, uma alternativa eficiente e ecológica para o preparo de alimentos. Este tipo de forno, de construção simples, atinge altas temperaturas e são capazes de cozinhar com a mesma eficiência de um forno convencional.

 

Próximas oficinas

A primeira oficina, agendada para o dia 14, abordará compostagem e a produção de bioinsumos. No dia 18, o foco se voltará para a agrofloresta e encerrando o ciclo, no dia 20, os participantes terão a chance de explorar os encantos dos jardins sensoriais e medicinais.

 

Todas as oficinas são abertas a toda a população e totalmente gratuitas.