Oficina "Agrofloresta: da Semente à Floresta": plantando um futuro mais sustentável
Aconteceu na segunda-feira, 18 de dezembro, na Escola de Educação Ambiental de Nhumirim, o segundo módulo da oficina "Agrofloresta: da Semente à Floresta", promovida pelo Programa de Educação Ambiental de Santa Rosa de Viterbo. A condução dessa experiência enriquecedora esteve a cargo do especialista em sistemas agroflorestais, Isaias Reis, diretor do Programa e membro do Instituto Nova Era.
Durante a oficina, os participantes ficaram imersos nos conceitos e princípios da agrofloresta, utilizando uma metodologia objetiva e de fácil compreensão, possibilitando que os participantes aplicassem essas informações em suas realidades de forma prática.
Um destaque especial foi a apresentação do design e da rota agroflorestal que está sendo implementada na Escola de Educação Ambiental de Nhumirim. Além das plantações de sistemas agroflorestais, a Escola contará com jardins sensoriais e medicinais, hortas agroecológicas e viveiros educativos, promovendo a integração entre aprendizado e natureza.
Os participantes não foram apenas espectadores; colocaram a mãos na massa ao realizar a plantação em um espaço dedicado aos sistemas agroflorestais.
Os Sistemas Agroflorestais não são apenas um método de produção agrícola, mas também uma ferramenta vital para a conservação e restauração de ecossistemas degradados.
Esta oficina faz parte de uma série de capacitações promovidas pelo Programa de Educação Ambiental, que continuará seu compromisso educacional com a próxima oficina sobre Jardins Medicinais, agendada para o dia 20 de dezembro.