Escola de Educação Ambiental de Nhumirim inaugura Jardins Sensoriais Medicinais
A Escola de Educação Ambiental de Nhumirim escreveu um novo capítulo em sua jornada educacional com a inauguração de um incrível Jardim Sensorial Medicinal. Este projeto, uma iniciativa do Programa de Educação Ambiental de Santa Rosa de Viterbo, representa uma revolução no ambiente educacional da região.
O espaço, recém-implementado, tornou-se o lar de uma incrível variedade de 43 espécies de plantas medicinais, todas meticulosamente identificadas. Indo além da diversidade botânica, o jardim é uma obra-prima, enriquecido com plantas ornamentais, uma fonte solar, mensageiro dos ventos e um bastão de cobre energético. Cada elemento foi cuidadosamente escolhido para agregar não apenas beleza, mas também sustentabilidade ao ambiente educacional.
O jardim foi implementado durante a oficina de capacitação "Jardins Sensoriais Medicinais", liderada pelo especialista em meio ambiente do Instituto Nova Era e coordenador técnico do Programa, Isaias Reis.
Além de vivenciar essa experiencia única, que foi a implantação do jardim, as mais de 30 pessoas da comunidade participantes do evento aprenderam sobre o planejamento e a criação desses jardins inovadores. Importante notar que o projeto foi desenvolvido considerando a acessibilidade, tornando-se inclusivo para pessoas com limitações físicas.
Foi uma experiência única de contato sensorial e imersão no mundo destes espaços, projetados para proporcionar beleza, bem-estar, lazer e uma conexão profunda com a natureza. Mais do que um jardim, o local reflete o compromisso do Programa em promover práticas sustentáveis e educação ambiental.