“Projeto Lixo: uma Alternativa lucrativa” reciclou 8 Toneladas de materiais em 2023

 

Publicado em: 22/12/2023 11:02

Whatsapp

 

“Projeto Lixo: uma Alternativa lucrativa” reciclou 8 Toneladas de materiais em 2023

 

O Projeto Lixo: uma alternativa lucrativa, criado em 2017 pela professora Vilma em uma das escolas municipais de nossa cidade, se tornou o primeiro eixo de trabalho do Programa Municipal de Educação Ambiental, que está sendo executado em parceria com o Instituto Nova Era. O que antes era realizado em apenas uma única sala de aula com o objetivo de resgatar o estímulo dos alunos em participar das aulas regulares de ensino, já se tornou notícia do jornal EPTV no ano passado e, neste ano, com o apoio do Programa Municipal de Educação Ambiental, conseguiu expandir-se para mais escolas da cidade, sendo elas: EMEF Profº José Roberto Costa Bruno; CEIM Irmã Hermana; Creche Nagib Moussa e EMEI Maria Helena Salim Sordi.

 

Nestas escolas são realizados trabalhos de conscientização e sensibilização quanto aos resíduos sólidos produzidos nas residências dos alunos e funcionários. Os familiares destes educandos são convidados a participar também, afinal, eles são integrantes muito importantes nesta parceria, auxiliam seus filhos a levarem para essas escolas os materiais recicláveis como embalagens de papéis, plástico, metais e vidros, os quais são devidamente separados e vendidos, gerando renda para a escola que utiliza em prol destes educandos.

 

O balanço realizado para o fechamento do ano letivo de 2023, mostrou que foram recicladas 8 toneladas de materiais, envolveu diretamente cerca de 600 pessoas e gerou uma renda de R$ 7.500,00. Por isso, enfatiza a professora Vilma: “O lixo, é sim, uma alternativa lucrativa, bastando apenas um processo de conscientização na hora da separação dos resíduos produzidos nas nossas próprias residências. Podemos fazer a diferença para um mundo melhor” destacou. 

 

Com o avanço do Projeto nas escolas, alguns pontos comercias também estão aderindo e participando, estão separando seus materiais recicláveis e doando para o Programa Municipal de Educação Ambiental, o qual reverterá tais recursos em prol de novas ações educativas ambientais.

 

A professora convida a toda a população e comerciantes para participar do projeto. Para mais informações é só entrar em contato com o Departamento de Meio Ambiente no Bosque Municipal ou pelo telefone 3954-8849. 

 “A Educação é a arma mais poderosa que temos para mudar o mundo” palavras de Nelson Mandela.

 

Venha você também, participar!!!