Saúde registra queda nos casos de Dengue em 2023

 

Publicado em: 23/01/2024 14:14

Whatsapp

 

Saúde registra queda nos casos de Dengue em 2023

Profissionais de Saúde durante reunião

Saúde registra queda nos casos de Dengue em 2023

 

Representantes da Diretoria Municipal de Saúde, da Vigilância Epidemiológica, do Corpo Técnico da Santa Casa e do Setor de Controle de Endemias estiveram reunidos na semana passada para alinhar e debater a situação da Dengue em Santa Rosa de Viterbo. Na ocasião foi revisto o fluxo das notificações e todas as estratégias para garantir o menor impacto possível da doença em nosso município, caso ocorra o aparecimento de infectados.

 

Todas as Unidades Médicas da cidade estão aptas e devidamente capacitadas para notificarem os casos suspeitos de Dengue e, havendo Notificações, será feita uma triagem pela Vigilância Epidemiológica para uma investigação juntamente com a equipe de Controle de Endemias, sempre em alerta e responsável pela atividade de bloqueios para a contenção da disseminação do vírus em nosso município.

 

Paralelamente aos procedimentos de praxe ocorre o monitoramento e a investigação viral que se baseia na captura dos mosquitos Aedes aegypti e no encaminhamento de amostras para um laboratório que analisa os seguintes tipos de vírus: DEN1, DEN 2, DEN3, DEN4, Zica, Chikungunya e Febre Amarela. Até o momento são 15 notificações, sendo 6 negativos, 1 positivo provavelmente importado e confirmado nesta tarde, e 8 ainda não coletaram.

 

Em comparação com o ano de 2022 (399 casos) o ano de 2023 fechou com 148 positivos para a Dengue, o que representa uma queda de 62,9% nos casos. Além disso, nas últimas cinco semanas foram analisados 199 mosquitos Aedes aegypti e todas as amostras foram negativas.

 

Santa Rosa de Viterbo não registrava nenhum caso positivo de Dengue desde junho do ano passado. Todos os dados oficiais são informados apenas pelo Departamento de Saúde através dos meios de comunicação da Prefeitura. Qualquer informação fora dos nossos canais oficiais trata-se de “falsas afirmações”.