Município tem alta infestação de pernilongos; Colabore evitando o acúmulo de água parada

 

Publicado em: 30/01/2024 08:46

Whatsapp

 

Município tem alta infestação de pernilongos; Colabore evitando o acúmulo de água parada

 

O mapeamento divulgado pelo Departamento de Saúde aponta que vários bairros do município estão apresentando alto índice de infestação de pernilongos, muitos deles o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e da Zika. Com base nos dados, o Setor de Controle de Endemias alerta a população para que cada um faça a sua parte a fim de evitarmos a ocorrência de surto ou epidemia da doença em nossa cidade, uma vez que, até o momento, não há notificações devidamente confirmadas com exames oficiais registrados pela Vigilância Epidemiológica do município comprovando a existência de pessoas com infecção pelo vírus da Dengue autóctone (contraído no município).

 

“Ao apresentar sintomas, procure atendimento médico e, se for informado (a) que seu caso é suspeito ou confirmado de Dengue, exija a notificação para a Vigilância Epidemiológica, que fará a coleta de exame específico para Dengue e acompanhará o seu caso. Ressaltamos que dados oficiais sobre a circulação viral ou de positividade para Dengue somente serão divulgados pelas redes oficiais da Prefeitura Municipal” explicou André Nader, Diretor de Saúde.

 

Todas as amostras enviadas ao laboratório nas últimas semanas apontam que não há circulação viral da Dengue no município, o que não significa que não haverá casos confirmados futuramente. Entretanto, a prevenção continua sendo a forma mais eficaz de combate ao mosquito da Dengue. “A Prefeitura Municipal, através do Departamento Municipal de Saúde, tem a ferramenta para mapeamento e análise da circulação do vírus no município, porém, ainda cabe a cada um cuidar da sua casa” completou Nader.

 

Confira no mapa a situação de seu bairro e colabore adotando medidas simples como evitar o acúmulo de água, manter as casas e quintais sempre limpos, planejar a separação dos lixos conforme a data e o horário da coleta em seu bairro, e não jogar ou manter lixo em locais impróprios, dentre outras ações.