Atenção: Não caia no golpe do recadastramento do Bolsa Família
Tendo em vista a onda de golpes envolvendo o Bolsa Família, o Departamento de Desenvolvimento Social alerta as famílias beneficiadas pelo programa que estejam cientes dos procedimentos oficiais de recadastramento, que geralmente são realizados diretamente nos órgãos responsáveis. É importante ressaltar que nenhum agente do programa Bolsa Família solicitará informações pessoais por telefone, e-mail ou mensagem de texto. Caso alguém entre em contato pedindo dados pessoais ou financeiros, desconfie e não forneça essas informações.
Para evitar cair em golpes, é importante ficar atento a qualquer tipo de solicitação suspeita e sempre verificar a veracidade das informações com os órgãos responsáveis ou no extrato de pagamento do Programa Bolsa Família, no aplicativo do Bolsa Família e no aplicativo Caixa Tem, pois o governo federal tem alertado sobre as inconsistências encontradas no CPF do titular do programa ou de alguém da família.
Para saber a situação do CPF da família, o Responsável Familiar também pode consultar o aplicativo do Cadastro Único para celulares. Caso não tenha o aplicativo, a família deve procurar a gestão municipal do Bolsa Família no Departamento de Desenvolvimento Social ou ligar para o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) no Disque Social 121. Esse mesmo número pode ser usado para denunciar mensagens suspeitas fazendo menção ao Bolsa Família.