Departamento de Cultura e a Fundação Cultural anunciam a data de abertura das inscrições para o 11° CONCURSO LITERÁRIO “CHICO ALENCAR”
Com tema “OS CUIDADOS COM A NATUREZA, NOSSA CASA COMUM”, o Departamento de Cultura e a Fundação Cultural abrem, no dia 13 de maio, o período de inscrições para o 11º Concurso Literário Chico Alencar. Os interessados poderão se inscrever através do formulário disponibilizado no link abaixo e o prazo terminará no dia 08/07/2024.
O Concurso é dividido em cinco categorias e os três melhores textos de cada uma, serão premiados em cerimônia que ocorrerá no Centro Cultural, no dia 27/07, às 09h00. Os participantes deverão apresentar um texto inédito, no formato adequado a sua categoria, com no mínimo 15 (quinze) linhas e no máximo 25 (vinte e cinco) linhas. Exceção para as escolas: As professoras de cada turma podem se responsabilizar pela inscrição e envio dos textos dos alunos individualmente.
“O uso do tema tem por objetivo relatar o contexto ambiental existente na sociedade atual. Tema este usado pelo querido Deputado e Escritor Chico Alencar em diversos de seus escritos e trabalhos. Para tanto, a elaboração dos textos para o concurso deve se basear, essencialmente, na leitura, na análise e na reflexão sobre o meio ambiente e a preservação de nossa casa comum” explicam os organizadores.
Confira o regulamento oficial completo do Concurso acessando QR Code na imagem ilustrativa ou pelo link: https://www.santarosa.sp.gov.br/pagina/249_11-CONCURSO-LITERARIO-CHICO-ALENCAR-2024.html.
O formulário de inscrição está disponível no endereço: https://forms.gle/iMNRmAQY78FKN1Ww6.
Biografia - Chico Alencar é professor de História, mestre e doutorando em Educação e tem 35 livros publicados. Em 2022 foi eleito para seu 5° mandato como deputado federal, graças ao voto de 115.023 eleitores e eleitoras do Rio de Janeiro. Teve votos nos 93 municípios do estado. Oriundo dos movimentos sociais, acumula mais de 30 anos de experiência na política institucional, tendo sido candidato à presidência da Câmara dos Deputados em 2011, 2013, 2015 e novamente em 2023. Ganhou várias vezes o prêmio de “melhor deputado” em votação no site Congresso em Foco e foi escolhido por jornalistas o parlamentar mais atuante do Brasil. Nas eleições municipais de 2020, foi o quinto vereador mais votado da cidade do Rio, totalizando 49.422 votos.