Quatro motoristas de ambulâncias comuns do município de Santa Rosa de Viterbo participaram, esta semana, de um treinamento que focou a orientação para o transporte de pacientes em tempos de pandemia. O treinamento foi pedido do Sindicato dos Servidores Públicos e organizado pela enfermeira do SAMU local, Michele Cristine Costa da Silva. As orientações foram sobre os procedimentos corretos de transporte de pacientes, suspeitos ou não, de COVID – 19, além de medidas de higienização das ambulâncias, instalação, retirada e armazenamento dos EPIs.
O treinamento integrou a programação do Departamento Municipal de Saúde e Prefeitura, tendo o objetivo de orientar os profissionais do setor de transporte que atuam na saúde com conhecimento, habilidades e informações, treinando os mesmos para enfrentar as situações deste novo momento, a fim de que evitem exposição e riscos à saúde dos pacientes e também deles próprios, que são profissionais da linha de frente e possuem papel importante no combate e enfrentamento da pandemia.
"Estamos em constante busca de informação e apoio aos profissionais, e esta tem sido uma preocupação do prefeito Nando Gasperini para com a saúde da população e de todos os profissionais. O intuito é melhorar cada vez mais as ações estratégicas para evitar a disseminação e contaminação da população e da equipe de linha de frente. Porém, de nada valerá nossas ações se cada um não cumprir com a sua parte", disse Luciana Capeletti Laccativa, chefe de Atenção Básica à Saude do município.