COMDIM e COMPOD promoveram palestras sobre Violência Doméstica e Codependência
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) e o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMPOD), promoveram na manhã desta sexta-feira, 24 de maio, duas importantes palestras sobre Violência Doméstica e Codependência. O evento aconteceu no Centro de Convivência do Idoso Laila Mussi Moussa, anexo ao Ginásio Américo Portugal Gouvêa (Quadra Coberta), e contou com apoio do CRAS e do CREAS.
Essa iniciativa teve como objetivo principal conscientizar as mulheres sobre essas questões tão importantes e sensíveis, já que a Violência Doméstica é um problema que afeta milhares de mulheres em nossa sociedade. Ela pode ocorrer em diferentes formas, como física, psicológica, sexual ou patrimonial, e não faz distinção de idade, gênero ou classe social. É fundamental que estejamos atentos a essa realidade e que as vítimas saibam identificar os sinais e a buscar ajuda. A responsável por conduzir o tema, que também tratou sobre a Lei Maria da Penha, foi a advogada Maria Odara Barbosa.
Além disso, o psicólogo Jorge Junqueira falou sobre a Codependência, um fenômeno que ocorre principalmente em relacionamentos onde um dos envolvidos tem dependência química ou comportamental. A Codependência é caracterizada por um padrão de comportamento em que a pessoa se coloca em segundo plano, priorizando as necessidades e vontades do outro, mesmo que isso signifique prejudicar a si mesma. É um círculo vicioso que requer atenção e suporte adequado.
Nesse sentido, o COMDIM, o COMPOD, o CRAS e o CREAS uniram esforços para oferecer informações relevantes e orientações sobre como lidar com essas questões. Foi uma oportunidade única de ampliar o conhecimento, fortalecer a conscientização e contribuir para a construção de uma sociedade livre da violência.