NOVAS REGRAS PASSAM A VALER EM SANTA ROSA, A PARTIR DE AMANHÃ, 15/07
PREFEITURA INTENSIFICA AÇÕES PARA CONTER AVANÇO DA CONTAMINAÇÃO PELA COVID-19
│Região segue em alerta máximo com a cor vermelha no plano de flexibilização do estado
Em razão do crescimento preocupante do número de contaminação pelo novo Coronavírus em todos os municípios que compõem a região Metropolitana de Ribeirão Preto, do aumento do número de óbitos e da ocupação do número de leitos de hospitais da rede pública e privada, onde desde a última sexta-feira (10) se anunciava o colapso no Sistema Regional de Saúde, em função de todos os leitos de UTI destinados aos pacientes da Covid-19 estarem ocupados.
Os municípios de toda a região, que permanecem na classificação Vermelha do Plano São Paulo (Contaminação – Alerta Máximo), passaram a intensificar as ações programadas e estratégicas com objetivos mais rígidos e foco na preservação de vidas.
O prefeito Luís Fernando Gasperini relata que durante a realização da Teleconferência entre o Diretor da DRS- Diretoria Regional de Saúde, Dr. Fabrício, e os prefeitos da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, na última sexta-feira, uma paciente da cidade de Dumont diagnosticada com Covid-19 teve seu quadro agravado e necessitava ser entubada emergencialmente, entrando na regulação de vagas do sistema regional. Naquele momento todos os leitos estavam ocupados e a paciente não resistiu.
Por esta razão e pelo fato de inúmeras vidas dependerem dessas ações, seja de pacientes em estado grave por Covid-19, ou por outros motivos, como acidentes de trânsito, AVC, ou eventuais complicações de outras doenças, a Prefeitura de Santa Rosa, através de seu Comitê de Combate e Enfrentamento ao Coronavírus, reuniu as equipes das áreas de Fiscalização e Vigilância Sanitária e Epidemiológica para traçar ações que possam reforçar todos os trabalhos e atividades que vêm sendo desenvolvidos, como implantação do Centro de Atendimento Problemas Respiratórios Sintomáticos/ Hotel Itaipava, Aferição Temperatura Corporal Digital da população e cadastro, aquisição de mais um respirador e aumento do número de leitos junto à Santa Casa; higienização dos pontos de maior fluxo de pessoas em toda a cidade, contratação de mais médicos, enfermeiros, técnicos da área da saúde para ampliar o atendimento à população, campanha de confecção de máscaras destinadas aos servidores públicos municipais, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e costureiras da cidade; Aquisição de EPIs para vários setores municipais e uso dos departamentos.
Dentro das novas medidas que também estão sendo adotadas nas cidades, de Tambaú, Santa Cruz das Palmeiras, Pradópolis, Guariba, Serrana, Cajuru ─ entre outras, decidimos em parceria com o Comando da PM - Poliicia Militar do Estado de São Paulo, pela redução de todos os horários de alvarás, que passam a valer a partir desta quarta-feira (15) até às 20h para o funcionamento, de segunda-feira a sábado, valendo para Supermercados, Lojas de conveniência, bares, depósitos de bebidas, açougues, padarias, quitandas e varejões, mercearias, que são considerados como essenciais. Aos domingos (18 e 25/07), todos deverão estar fechados, com exceção de farmácias e postos de combustíveis.
A nova decisão também estabelece nova regra no controle da entrada de mercados e supermercados, onde apenas uma pessoa por família poderá entrar, proibindo a entrada de menores de 14 anos, que deverão exigir a comprovação do documento de identidade. Segundo o relato de um dono de supermercados da cidade, a medida é necessária para proteger os próprios funcionários e vem sendo tomada em outras cidades. “Supermercados não são Shoppings Centers para passeio, ainda mais num momento de extrema gravidade como é este”, finalizou.
As medidas tomadas visam reduzir as intensas aglomerações que continuam persistindo em praticamente todas as cidades, apesar de constantemente denunciadas pela própria população aos fiscais da prefeitura. Em ação no último final de semana, acompanhados da PM, estes servidores mapearam todos os pontos mais “problemáticos”.
Áreas públicas como praças, campos, quadras, academias ao ar livre e até possíveis loteamentos estão na mira das ações dos fiscais e da PM. Pois, caso a fiscalização da Prefeitura constate aglomerações em espaços públicos será acionada a Polícia Militar para lavratura do Boletim de Ocorrência por infração ao artigo 268 do Código Penal, e posteriormente serão tomadas às providências cabíveis junto à Polícia Judiciária.
"Sabemos do momento difícil e da necessidade da economia não ser prejudicada, mas esta decisão e o nosso apelo para salvar e preservar vidas. É necessário este pequeno sacrifício de todos para diminuir a proliferação e circulação do novo Coronavírus entre as pessoas”, descreve o prefeito Luís Fernando Gasperini.
A nossa única “vacina” e “medicação”, neste momento, é o distanciamento físico, pessoa longe de outra pessoa. “Precisamos ter a consciência de que é preciso sair somente se necessário, usar máscaras e álcool em gel, higienizar as mãos. São medidas necessárias e protetivas para salvar vidas”. Nando disse estar testemunhando o desespero de vários colegas prefeitos, das várias cidades da região, com vidas diárias que estão sendo ceifadas, neste momento de extrema gravidade. “Tenho muita fé e esperança que iremos passar e vencer esta doença, mas precisamos desse sacrifício de todos. A vida vale esse esforço", reforça o prefeito.