Recuperação das Primaveras da Praça da Matriz: Departamento de Meio Ambiente intensifica cuidados
Diante da deterioração e das infestações por pragas que adoeceram as árvores da espécie Primavera da Praça da Matriz, o Departamento de Meio Ambiente está intensificando os procedimentos de cuidados para revitalizar e proteger a saúde dessas árvores. Isso inclui tratamentos especializados para controlar as pragas de forma sustentável, além de podas estratégicas e aplicação de nutrientes para fortalecer a estrutura dessas belas plantas para que continuem a prosperar e a embelezar a nossa Praça, que está sendo revitalizada.
“As árvores apresentam oco e podridão interna. Desta forma, estamos removendo as partes secas (mortas) e limpando os buracos para, depois, preenchê-los com espuma expansiva que não faz mal às plantas. Tentaremos preservar o máximo possível, inclusive uma está tomada por figueira” explicou Camila Fedel, Diretora de Meio Ambiente.
Esses esforços refletem o compromisso contínuo do Departamento com a sustentabilidade ambiental e o cuidado com o patrimônio natural e valioso da cidade, promovendo um ambiente urbano mais harmonioso e ecologicamente responsável. Essas árvores, além de serem elementos estéticos essenciais, também desempenham um papel essencial na qualidade ambiental e no bem-estar da população, além de oferecer sombra e melhorar a qualidade do ar local.