Área ao lado do Conjunto Habitacional Padre Donizetti será reflorestada

 

Publicado em: 16/10/2024 11:05

Whatsapp

 

Projeto Floresta Viva: Departamento de Meio Ambiente e Programa de Educação Ambiental vão reflorestar área ao lado do Conjunto Habitacional Padre Donizetti

 

O Projeto Floresta Viva, idealizado pelo Departamento de Meio Ambiente de Santa Rosa de Viterbo em parceria com o Programa de Educação Ambiental, transformará uma área de 10.000 m² ao lado do Conjunto Habitacional Padre Donizetti. Embora essa área já tenha sido reflorestada anteriormente, não obteve sucesso devido à qualidade do solo e ao risco de incêndios. Com a implementação da agrofloresta, o local será transformado gradualmente, visando a recuperação do ecossistema.

 

Com uma proposta inovadora de reflorestamento, o projeto visa a recomposição florestal sustentável, integrando árvores nativas e exóticas com culturas alimentares, como milho, feijão, abóbora, mandioca, cúrcuma e batata-doce, dentre outras. Os principais objetivos do Floresta Viva incluem a promoção da segurança e soberania alimentar, ao proporcionar acesso a alimentos frescos e nutritivos para a população.

 

Além disso, o projeto busca fortalecer os laços entre os moradores, criando oportunidades para interação e colaboração, essenciais para um desenvolvimento comunitário robusto. Os benefícios do projeto vão além da produção de alimentos. A iniciativa promete melhorar a saúde do solo, apoiar o ciclo hidrológico, aumentar a biodiversidade e promover a captura de carbono, contribuindo significativamente para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

 

A implementação do Floresta Viva conta com a colaboração de mais parceiros, incluindo a CDHU e o Instituto Nova Era. Juntas, essas entidades estabelecem uma base sólida para a execução e continuidade do projeto, otimizando recursos e ampliando o impacto educacional por meio de oficinas e atividades pedagógicas.

 

Essas atividades têm como foco sensibilizar a comunidade sobre práticas sustentáveis, promovendo um aprendizado ativo e engajado em torno da importância da preservação ambiental. A conscientização é fundamental para garantir que os benefícios do projeto sejam percebidos e valorizados pela população.

 

“O local escolhido foi cuidadosamente preparado para maximizar os benefícios ambientais e sociais. A proposta de agrofloresta, com seu design estratégico, representa um modelo sustentável e integrado de uso da terra, que não apenas restaurará ecossistemas locais, mas também fomentará um senso de pertencimento entre os moradores”, destacou Camila Fedel, Diretora de Meio Ambiente.


Imagens