Vencedoras do Concurso da ABAG/RP, alunas da Escola Conde Francisco Matarazzo são recebidas pelo Prefeito Omar Nagib
Na manhã desta quarta-feira, 23 de outubro, o prefeito Omar Nagib recebeu em seu gabinete as alunas Ana Elisa Vidal Barbosa e Beatriz Rosseti Lima, vencedoras do 21º concurso do Programa Educacional “Agronegócio na Escola”, promovido pela Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (ABAG/RP). As estudantes do 1º ano A e 2º ano C do Ensino Médio da Escola Estadual Conde Francisco Matarazzo, destacaram-se em meio a uma concorrência acirrada nas categorias em que disputaram, que contou com 1.656 desenhos e 1.061 frases enviadas por participantes de diversas escolas da região.
O concurso foi realizado entre abril e outubro e permitiu a participação de alunos e professores de escolas públicas e privadas, abrangendo desde o Ensino Fundamental I e II até o Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa reafirma-se como um importante meio de valorização do conhecimento sobre o agronegócio e sua relevância para o desenvolvimento local.
Até a conquista, a jornada de Beatriz Rosseti e Ana Elisa iniciou-se com um projeto da professora Kátia Cristina de Angelis Wiesel, de artes digitais, que deu origem ao jornal digital CONDE NEWS, contando também com a participação de outras alunas: Gabrielly Zerbini, Natália Cristina e Samyra Roberta.
Em meio aos trabalhos para pautar o jornal digital, a professora Ana Beatriz Cervi apresentou o programa “Agronegócio na Escola”, que foi prontamente aceito pelas estudantes, e os objetivos foram definidos coletivamente. As alunas realizaram pesquisas e entrevistas, incluindo o acesso a documentos históricos e recordações vividas pela avó de uma das participantes. Elas também conseguiram um mapa da Fazenda Amália de 1974 para se inspirarem em seus trabalhos. A partir desse mapa, Ana Elisa baseou seu desenho, que também ajudou a moldar a frase: “A verdadeira riqueza de uma nação está na saúde de suas terras e na sabedoria de seus agricultores”, de Beatriz Rosseti Lima, resultando nas participações vencedoras no concurso.
A diretora da escola, Simone Aparecida da Silva, e as professoras Kátia Cristina de Angelis Wiesel e Ana Beatriz Cervi, idealizadora do programa na instituição, celebraram o reconhecimento das alunas. O sucesso delas não apenas destaca a qualidade do ensino na escola, mas também evidencia a importância de iniciativas que estimulem a criatividade e o conhecimento dos jovens sobre o agronegócio. “Fico muito feliz primeiramente com a conquista da professora Ana Beatriz Cervi, que é a coordenadora do programa de nossa educação técnica. Ela está desenvolvendo um bom trabalho e trazendo novidades para a escola. Trouxe o Programa “Agronegócio na Escola” da ABAG e a professora Kátia abraçou a ideia. Sou grata a elas e às alunas por abraçarem, se dedicarem e darem o seu melhor neste concurso, para que o nome da escola também fosse homenageado por intermédio delas”, comentou Simone.
“Estou satisfeita por participar deste projeto e por termos alunos com excelência. Nós conseguimos a premiação pelo mérito delas. O convite foi aceito e o desafio alcançado com excelência; tanto é que elas foram reconhecidas através do talento. Espero que possam seguir nesse caminho do estudo, porque este foi o primeiro passo”, frisou a professora Kátia.
“É com imensa satisfação que agradeço à nossa diretora, Simone Silva, e a professora Kátia Wiesel, pela confiança em meu trabalho como idealizadora do programa “Agronegócio na Escola”. A adesão e apoio foram essenciais para a participação de nossa escola, já no primeiro ano, nesse importante projeto que visa aproximar os alunos do universo do agronegócio. Como resultado do trabalho em equipe e da excelente adesão dos alunos, tivemos duas vencedoras no programa, nas categorias de frase e desenho, o que nos enche de orgulho. Este programa é de extrema importância para a escola, pois busca trazer a realidade do agronegócio para dentro das salas de aula, mostrando as inúmeras oportunidades de emprego, independentemente de se seguir uma carreira nas ciências agrárias. Isso é ainda mais relevante à medida que nos preparamos para receber a primeira turma do curso técnico de Agronegócio, que terá início em 2025”, destacou a professora Ana Beatriz Cervi.
Os trabalhos das alunas santa-rosenses agora se juntarão a outros vencedores do concurso e serão transformados em um calendário para o ano de 2025, oferecendo uma oportunidade única para que o olhar dos estudantes sobre o agro em suas cidades seja compartilhado com a comunidade.
Como prêmios, Beatriz Rosseti receberá um Kit YouTuber e Ana Elisa um Telescópio, em cerimônia marcada para esta sexta-feira, em Ribeirão Preto. Além das premiações individuais, a Escola Conde Francisco Matarazzo também concorrerá a um prêmio que reconhecerá as instituições com mais alunos premiados. Sobre a conquista, Ana Elisa expressou sua emoção: “Foi uma surpresa. Mais de mil desenhos e o meu foi o vencedor; foi incrível”. Beatriz Rosseti também compartilhou sua alegria: “Me sinto feliz por nosso projeto ter sido reconhecido e não ser só um trabalho passageiro”.
Com a premiação, o Programa “Agronegócio na Escola” não só incentiva a criatividade, mas também reforça a importância do agronegócio na formação dos cidadãos, preparando-os para um futuro em que a agricultura sustentável e a inovação serão cada vez mais cruciais. "Parabenizo as alunas Ana Elisa e Beatriz Rosseti pela conquista extraordinária, que não apenas destaca o talento de vocês, mas também inspira toda a comunidade escolar. Continuem assim que vocês vão longe", disse o Prefeito Omar Nagib.