Mutirão de Limpeza marca o início do Projeto Floresta Viva
Ontem, quarta-feira, 23 de outubro, o Departamento de Meio Ambiente, em parceria com o Programa de Educação Ambiental, o Setor de Serviços Públicos e a CDHU, realizou um mutirão de limpeza ao lado do Conjunto Habitacional Padre Donizetti. Essa ação deu início ao Projeto Floresta Viva, que vai revitalizar uma área de 10.000 m² utilizando a técnica agrofloresta.
Durante o mutirão, foram retiradas dezenas de recipientes armazenando água, propícios à proliferação do mosquito da dengue, além de duas caçambas de lixo e muitos entulhos, que renderam várias viagens de caminhão. Essas ações não apenas contribuem para a saúde pública, mas também preparam o terreno para as futuras plantações.
O projeto integrará árvores nativas e exóticas com culturas alimentares, como milho, feijão, mandioca e batata-doce, com o objetivo de promover a sustentabilidade e o desenvolvimento comunitário. Além de oferecer acesso a alimentos frescos e nutritivos, a iniciativa também melhorará a qualidade do solo, aumentará a biodiversidade e ajudará a mitigar as mudanças climáticas.
Além disso, a área será transformada em um campo pedagógico de educação ambiental, onde moradores de todas as idades poderão aprender sobre práticas sustentáveis e a importância da preservação do meio ambiente.
Agradecemos a todos os participantes que fizeram parte deste primeiro passo em direção a um futuro mais verde para nossa cidade. O Programa de Educação Ambiental de Santa Rosa de Viterbo é uma parceira da Prefeitura Municipal com o Instituto Nova Era.