Liderança indígena Txai Suruí realiza palestra em Santa Rosa de Viterbo e visita a Escola de Educação Ambiental de Nhumirim
A jovem liderança indígena Txai Suruí, da etnia Suruí, compartilhou sua experiência como defensora da floresta em Santa Rosa de Viterbo, reunindo mais de 200 pessoas para um bate-papo no Bosque Municipal. Com o tema “A/o indígena como guardiã/ão da Floresta,” o evento foi mediado pela jornalista e escritora Maria Zulmira Souza, diretora do Canal Planetária.
Txai, que vive na Amazônia e cursa Direito pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), é uma voz ativa na defesa dos direitos indígenas e da demarcação de terras. Sua trajetória inclui o marco histórico de ser a primeira indígena a discursar na abertura da COP 26, em Glasgow, em 2021, onde alertou o mundo sobre o retrocesso nas políticas ambientais brasileiras e o aumento dos crimes socioambientais que afetam as florestas e as culturas originárias.
O encontro em Santa Rosa de Viterbo emocionou o público, que participou ativamente com perguntas e palavras de apoio à causa indígena e ambiental. Durante a palestra, Txai abordou o cotidiano de seu povo, suas crenças e cultura, e destacou o papel essencial dos indígenas na preservação das florestas e da biodiversidade. Ela também alertou para os riscos que os projetos econômicos representam à sustentabilidade da Amazônia e aos modos de vida indígenas.
Após o bate-papo, Txai visitou a Escola de Educação Ambiental de Nhumirim, iniciativa do Programa de Educação Ambiental local. Acompanhada pela equipe da escola, ela conheceu as instalações e trocou experiências sobre práticas sustentáveis e a preservação ambiental, prometendo dar continuidade a essa troca e convidando a equipe de Santa Rosa para conhecer os trabalhos que realiza na Amazônia e em outras regiões do país.
A visita de Txai Suruí foi uma iniciativa do Programa de Educação Ambiental em parceria com a Prefeitura de Santa Rosa de Viterbo, o Instituto Nova Era e o Sesc Ribeirão, fortalecendo o diálogo entre os conhecimentos indígenas e as ações educativas locais.