Delegados de Santa Rosa de Viterbo para a 7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas participaram de capacitação
No dia 18 de novembro, delegados de Santa Rosa de Viterbo, Guilherme Márcio Felizardo, Ana Paula Nunes Ferreira, Jorge Marcelo da Costa e Rodrigo Wiesel Belotti, participaram da capacitação promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), através da Subsecretaria de Desenvolvimento Urbano. O evento aconteceu no município de Ribeirão Preto e teve como objetivo preparar os delegados para a 7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas, que ocorrerá em junho de 2025.
A capacitação contou com a presença do subsecretário de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto, e outros representantes de destaque, como o coordenador da Subsecretaria, Alexandre Gomes e o vice-prefeito de Ribeirão Preto, Daniel Marques Gobbi. Durante o evento em Ribeirão Preto, participaram 72 delegados de várias cidades, incluindo Santa Rosa de Viterbo, que realizou sua Conferência Municipal no dia 25 de junho deste ano.
Além de receberem a diplomação, os delegados tiveram a oportunidade de discutir propostas e soluções relacionadas ao desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo, focando na construção de cidades mais democráticas, sustentáveis e com justiça social. As discussões também envolveram temas como o redesenho dos espaços urbanos, com base em relatórios enviados pelos municípios participantes, e a análise de problemas e soluções comuns.
Outro ponto abordado foi a importância da iniciativa estadual, como o Programa Cidade Legal, que oferece suporte técnico e jurídico para a regularização fundiária. Essa preparação é fundamental para que os delegados de Santa Rosa de Viterbo e das demais cidades possam contribuir de forma ativa e fundamentada nas discussões da Conferência Estadual, garantindo que as necessidades e desafios de cada município sejam devidamente representados, alinhados com as diretrizes do desenvolvimento urbano contemporâneo.
A 7ª Conferência Estadual das Cidades é uma oportunidade única para fortalecer a governança participativa e buscar soluções coletivas para as questões urbanas. A partir dela, serão destacados delegados paulistas para participar da Conferência Nacional das Cidades.