Departamento de Meio Ambiente inicia tratativas para implantação do Projeto Pró-Pardo ICMBio em Santa Rosa de Viterbo
A Diretora de Meio Ambiente, Camila Fedel, se reuniu com a equipe do Projeto Pró-Pardo, do ICMBio, para dar início às tratativas da implantação da iniciativa em Santa Rosa de Viterbo. Durante a reunião, foi apresentado o objetivo do projeto, que consiste na coleta de indivíduos selvagens da espécie Surubim-letra (Steindachneridion scriptum), com o propósito de formar um banco genético no ICMBio/CEPTA, em Pirassununga.
A equipe do ICMBio já atua com o Projeto Pró-Pardo nos municípios paulistas de Cajuru, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho e Jaborandi, regiões que foram selecionadas devido às suas características físicas favoráveis aos rios e à facilidade de acesso. Agora, o projeto será expandido para Santa Rosa de Viterbo, onde a coleta e estudo da espécie serão intensificados.
Em breve, expedições serão realizadas para explorar os rios e afluentes do município, permitindo à equipe, que também é composta por pesquisadores da UNESP, entender melhor as condições locais para a execução das atividades do projeto. A Diretora Camila Fedel ressaltou que a iniciativa caminhará em conjunto com o Projeto de Recuperação Ecológica e o Programa de Educação Ambiental de Nhumirim, com foco na Educação Ambiental do Rio Pardo, visando a sensibilização da população sobre a importância da conservação do meio ambiente.
Sobre o Surubim-letra (Steindachneridion scriptum):
O Surubim-letra é uma espécie endêmica da bacia do alto rio Paraná e do rio Uruguai, que enfrenta sérios riscos de extinção. A espécie está classificada como "Em Perigo" pela Avaliação do Risco de Extinção da Fauna Brasileira do ICMBio, devido à fragmentação de seus habitats e às barragens de hidrelétricas que dificultam sua reprodução e migração.