Serviço Veterinário Municipal alerta sobre PARVOVIROSE E CINOMOSE!
Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, os animais de estimação necessitam de cuidados extras para evitar doenças e garantir que permaneçam hidratados. Entre os principais riscos para os cães nesta época do ano estão a Cinomose e a Parvovirose, doenças graves e altamente contagiosas.
Cinomose
A Cinomose é transmitida por meio de secreções corporais. Cães infectados eliminam o vírus pela urina, fezes e secreções nasais e oculares, contaminando ambientes e objetos como casinhas, cobertores e potes. Outros cães que tiverem contato com esses locais ou objetos podem ser infectados.
Os principais sintomas da Cinomose incluem: apatia; perda de apetite; lesões de pele (pústulas); diarreia; vômito; febre; secreções oculares e nasais purulentas; convulsões; paralisias; contrações musculares involuntárias e falta de coordenação motora.
Parvovirose
A Parvovirose é transmitida principalmente pelo contato direto com fezes de animais contaminados. No entanto, pessoas também podem ser agentes de transmissão ao carregar o vírus em roupas, calçados ou outros objetos.
Itens que pertenciam a animais infectados, como brinquedos, roupas e acessórios, devem ser descartados, pois o vírus pode sobreviver em superfícies e ambientes contaminados por longos períodos.
Os principais sintomas da Parvovirose incluem: Vômito; Apatia; Perda de apetite e de peso; febre (em alguns casos) e diarreia com sangue, que frequentemente apresenta um odor característico (sintoma patognomônico da parvovirose).
Prevenção
Ambas as doenças podem levar o animal a óbito em pouco tempo, mas a vacinação é o método mais eficaz para preveni-las. Procure sempre um médico veterinário para garantir que seu pet esteja protegido e saudável!