│Caminhamos para o período crítico das queimadas. Em razão da pandemia, precisamos redobrar os cuidados para evitarmos a exposição de pacientes com problemas respiratórios nas unidades de saúde.
Nesta terça-feira, dia 21, o prefeito Luis Fernando Gasperini e o diretor de obras Luiz Fernando da Silva, receberam em Santa Rosa de Viterbo, o Subtenente do Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto, Oscar Lincoln Portela. Na pauta da reunião foram tratados assuntos sobre período crítico de incêndios, necessidade de campanha para economia de água no período de estiagem, vistorias técnicas para liberação de AVCBs, cursos e treinamentos de capacitação para professores, alunos, equipes saúde e brigadistas pelo setor de educação pública da corporação, atendimento chamadas de afogamentos, acidentes e parcerias para implantação de Corpo de Bombeiros Municipal. E aproveitando a oportunidade foi destacado que em épocas de seca os problemas respiratórios são agravados principalmente quando há
recorrente incidência de focos de incêndio. "Este ano, por grande infelicidade, Santa Rosa
de Viterbo apresentou maior frequência de queimadas já no primeiro mês de baixa
precipitação, no mesmo período em que todo o país entrou em alerta sobre o
COVID-19", alertou Jéssica Schmeisk Rosa, chefe do Meio Ambiente.
As queimadas são prejudiciais ao aparelho respiratório, causam maior problemas às pessoas idosas e crianças. “Vale redobrar os cuidados porque estamos num período de pandemia e qualquer problema de saúde que comprometa os pulmões expõe ainda mais o paciente aos sérios riscos da Covid-19”, alerta Heloisa Rigoli Pedersolli, Diretora Municipal de Saúde.
"Este mês foram contidos aproximadamente 3 incêndios por semana, que ocorreram em
áreas vegetadas. Também há muitos casos de pessoas que “limpam” quintais e terrenos com fogo ou ainda, colocam fogo em lixos domésticos", informou Luiz Fernando da Silva, Diretor Municipal de Obras e Serviços Públicos.
Fiquem atentos, a Prefeitura realiza a coleta semanal de lixo doméstico e também coleta semanal de limpeza de quintal, como restos de capina, poda, móveis velhos e outros materiais. Queimadas urbanas é um tipo de Crime Ambiental passivo de multa. Denuncie! Qualquer tipo de queimada é extremamente prejudicial à saúde humana.
A equipe de Brigadistas de nossa cidade são funcionários voluntários da Prefeitura Municipal, os quais muitas vezes saem de suas casas durante a madrugada, e corriqueiramente, precisam se ausentar de atividades que estão sendo desenvolvidas na cidade para apagarem incêndios.
O incêndio mais recente e grave ocorreu em nossa cidade no dia 29 de abril de 2020,
última quarta-feira, no período da manhã na área verde do Bairro Franco Montoro. Os
Brigadistas Voluntários levaram mais de duas horas para conter o avanço do fogo e apagá-
lo totalmente. Um “pequeno foco” foi iniciado na beira do riacho e com o vento se
espalhou rapidamente por toda a área verde, mas o autor não foi identificado.
Caso presencie algumas dessas situações não hesite em denunciar. Ligue na Prefeitura
Municipal nos números (16) 9.9167-3422 e (16) 3954-8841 ou para o Corpo de
Bombeiros 193.