A listagem das famílias classificadas no sorteio eletrônico e virtual que aconteceu no último dia 06, para seleção dos 203 contemplados com as unidades habitacionais do empreendimento habitacional a ser implantado no município, no âmbito do Programa Nossa Casa/CDHU.
Conforme regras definidas, os sorteados entraram na fase de rastreamento para validar o critério “tempo de moradia ou trabalho no município”. Este levantamento comprobatório deverá acontecer de maneira rápida, para confirmar e comprovar se atendem ou não essa condição, conforme instruções definidas.
Esta fase deve acontecer em mais uma semana, onde o nome do sorteado passará pelos seguintes cadastros: ─ casas anteriormente financiadas pela CDHU ou Programa Federal, SUAS - Sistema Único da Assistência Social, SUS - Sistema Único de Saúde e tempo matrícula filhos nas Unidades da Rede Municipal de Educação, ambos cadastros específicos do município de Santa Rosa de Viterbo. Caso exista alguma informação que não atenda ao edital, os possíveis classificados (sorteados) deverão ser convocados imediatamente, para se justificar e comprovar para bancada avaliatória.
Definida esta etapa, deverá ser publicado Edital de divulgação das famílias sorteadas com apontamento da situação de cada família, se classificado ou desclassificado ─ considerando o critério de tempo de moradia ou trabalho no município.
Decorrido este prazo, a listagem dos sorteados será encaminhada pela CDHU à CAIXA para prosseguimento com a convocação para habilitação das famílias, sem possibilidade de cancelamento futuro das famílias não enquadradas, especificamente, neste referido critério. Ou seja, nada impedirá a equipe técnica da CEF - Caixa Econômica Federal de barrar posteriormente, em eventual descumprimento de critérios (regras), do financiamento de casas, do banco.
"Espero que após esse cruzamento de informações e fiscalização, que possam realmente fazer por merecer a casa sorteada aqueles que realmente precisam. Assim, estaremos contribuindo com critérios corretos e justos, com políticas públicas habitacionais para a cidade”, disse o prefeito Nando Gasperini.
Como notícia boa, o prefeito adianta que está estudando com o departamento de engenharia possíveis outros locais e áreas, para novas construções de outros conjuntos habitacionais para a cidade. “Temos a demanda e vamos continuar atuando de forma intensa para que consigamos reduzir essa déficit habitacional que Santa Rosa possui”, completa o prefeito.