Lei complementar: nº 44/03 de 02/12/2003
TEMA:
“ Santa Rosa de Viterbo 110 anos e os desafios dos novos tempos”
INSCRIÇÕES:
De 03/08 a 28/08/2020
INFORMAÇÕES
16 3954-8166
Regulamento Concurso Literário “Chico Alencar”
I- Tema:
“ Santa Rosa de Viterbo 110 anos e os desafios dos novos tempos”
II- Da Participação: Serão 5 categorias:
III- Apresentação:
Os participantes deverão apresentar um texto inédito, no formato adequado a sua categoria, com no Mínimo 15 (quinze) linhas e no máximo 25 (vinte e cinco) linhas.
Exceção para as escolas: As professoras de cada turma podem se responsabilizar pela inscrição e envio dos textos dos alunos individualmente.
IV- Da inscrição:
c) Os trabalhos que não obedecerem rigorosamente aos critérios desse regulamento serão desclassificados.
V- Do prazo de entrega dos trabalhos de forma virtual:
O prazo de inscrição será de 03/08/2020 à 28/08/2020. Valendo para efeito de inscrição o preenchimento da ficha junto da entrega do texto no site:
VI- Da comissão julgadora: A comissão julgadora será composta por professores e suas decisões serão soberanas e irrecorríveis. Os casos omissos neste regulamento também serão resolvidos pela comissão julgadora.
VII- Da premiação:
Os melhores textos de cada categoria serão premiados
VIII- Do local da premiação: A cerimônia será realizada virtualmente. A data da premiação será 20/09/2020.
Chico Alencar nasceu no Rio de Janeiro, Tijuca, em 19 de outubro de 1949, filho de pai piauiense e mãe santarrosense. É pai de quatro: Emanuel, Ana, Lia e Nina; das zelosas mães Ângela (os três primeiros) e Claudia. Também é avô de Tom e Olivia (filhos de Lia). É cidadão santarrosense, título outorgado pela Câmara Municipal de Santa Rosa de Viterbo SP. É Professor, formado em História pela Universidade Federal Fluminense. Defendeu tese de Mestrado em Educação na Fundação Getúlio Vargas sobre o movimento das Associações de Moradores do Rio, do qual foi um dos líderes no início dos anos 80. Lecionou durante mais de duas décadas em colégios da rede pública e particular do Rio de Janeiro. É professor licenciado de Prática do Ensino de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Dirigiu, entre 1987 e 1988, a Coordenadoria de Apoio ao Educando, da Secretaria Municipal da Comissão de Educação da ALERJ. Foi Deputado Federal, eleito pelo em 2002, reeleito em 2006, 2010 e 2014.
De 2009 a 2014 foi indicado, por jornalistas que cobrem o Congresso Nacional, como o deputado federal mais atuante do país (em votação realizada pelo site Congresso em Foco). Desde 2005 é apontado, pelo Diap, como um dos “100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional”. Seus mandatos, com honestidade e coerência, estão baseados na defesa da participação popular, dos direitos humanos, da transparência na administração pública, do equilíbrio ecológico, da educação de qualidade e no combate à corrupção. Chico é autor de mais de 32 livros, entre os quais: História da Sociedade Brasileira (com Marcus Venicio Ribeiro e Lucia Carpi), Brasil Vivo (com Marcus Venicio Ribeiro e Claudius), BR-500 e Educar na Esperança em Tempos de Desencanto (com Pablo Gentili), além de infanto-juvenis das coleções Viramundo e Educar nos Valores. Em 2012 lançou “Orações do Coração”, pelas editoras Vozes entre outros.