Combate à Dengue: Ação de limpeza no Córrego Lagoa e a importância do apoio da população
O Setor de Controle de Vetores e Endemias, com o apoio do Setor de Limpeza Pública e a Frente de Trabalho, realizou ontem uma importante ação de limpeza nas margens do Córrego Lagoa, que atravessa os bairros Santa Terezinha, Vila Mendes, Jardim das Flores e Luiz Gonzaga. Durante a ação, foram retirados materiais que acumulam água e, também, aplicado larvicida em pontos estratégicos para combater o Aedes aegypti.
Apesar de não terem sido encontrados focos de larvas de mosquito da dengue, foi observado um grande número de focos de pernilongos comuns, o que destaca a necessidade contínua de cuidado com o descarte de lixo, cuja quantidade encontrada surpreendeu os agentes em um local que deveria estar limpo, mas que apresentava condições críticas.
Alguns moradores da localidade do Córrego também receberam a visita dos agentes. Foram 46 casas visitadas, sendo 5 fechadas e 8 desocupadas. Durante as visitas, os agentes prestaram orientação aos moradores sobre a importância de manter o ambiente livre de criadouros de mosquito e de adotar medidas preventivas em suas residências.
“É essencial que a população colabore e não jogue lixo nas galerias de água pluvial ou em outros locais que possam acumular água. Pequenas atitudes, como tampar caixas d’água, eliminar pneus e garrafas descartadas, ajudam significativamente na prevenção da proliferação do mosquito”, explicou Cristiane Wiezel, encarregada do Setor de Controle de Vetores e Endemias.
As larvas coletadas durante a ação serão encaminhadas para análise em laboratório. A colaboração de todos é essencial para garantir o sucesso dessas ações e proteger a saúde de todos.