Vereadores de Guaíra visitam Santa Rosa de Viterbo para conhecerem estratégia inovadora no combate à dengue
No dia 12 de fevereiro, os vereadores Anderson Lima e Stefanio Stafuzza, da cidade de Guaíra, visitaram o Departamento de Saúde de Santa Rosa de Viterbo visando conhecer o sistema de monitoramento que utiliza armadilhas para atrair e capturar os mosquitos Aedes aegypti, implantado em abril de 2023 no município. A tecnologia foi contratada junto à empresa Ecovec, que desenvolveu o sistema em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O projeto foi premiado internacionalmente e já é utilizado em países como os Estados Unidos.
A visita dos vereadores guairenses também teve como objetivo avaliar a possibilidade de implementar essa estratégia inovadora na cidade de Guaíra, em busca de soluções eficazes para enfrentar a mesma problemática de saúde pública. A experiência de Santa Rosa de Viterbo, com o uso das armadilhas e das ações direcionadas, tem sido modelo para outros municípios que enfrentam o mesmo desafio no combate ao Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e a Chikungunya.
Embora essa tecnologia seja uma ferramenta importante no monitoramento e na prevenção da dengue, o Departamento de Saúde reforça que ela sozinha não é suficiente para resolver o problema. “O objetivo das armadilhas não é erradicar os mosquitos, mas sim capturá-los para análise laboratorial, a fim de determinar se estão contaminados com o vírus. Quando é detectada a presença de mosquitos infectados, os agentes conseguem direcionar trabalhos específicos nas regiões de maior risco para a proliferação do mosquito, o que otimiza as ações de controle” destaca André Nader, diretor de Saúde.
A colaboração da população é essencial no combate ao Aedes, especialmente na eliminação de criadouros do mosquito, como focos de água parada nos domicílios e arredores. Somente com a conscientização e o engajamento de todos será possível controlar a disseminação da doença. Clique no link:https://www.miaedes.com.br/public-maps/client/4199/region/531154/weekly?fbclid=IwY2xjawIiouFleHRuA2FlbQIxMAABHeJI9p2ah8gdJJ058_2A16xle2dEmzj9Qgm86tx__950-_7 DUPZnCLsJA_aem_52AWI8psBjfchj5hIhyUlQ e acompanhe em tempo real a situação das capturas do Aedes em Santa Rosa. Ao acessar o sistema, você ficará informado sobre a circulação da dengue no seu bairro e poderá adotar medidas preventivas em sua residência.