Situação de Emergência em Saúde Pública por Dengue no Estado
O Governo do Estado de São Paulo decretou, nesta quarta-feira (19), situação de emergência em saúde pública devido à epidemia de dengue. A decisão foi tomada pelo Secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, durante reunião do Centro de Operações de Emergências para as arboviroses, realizada na capital paulista.
Na ocasião, o Secretário também anunciou um auxílio financeiro temporário destinado aos municípios para ações contra a dengue, e a medida visa garantir maior apoio à rede SUS em todo o estado.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, 225 municípios paulistas já registraram mais de 300 casos de dengue para cada 100 mil habitantes, o que agrava o cenário da doença. O decreto estadual visa facilitar o acesso dos municípios a recursos federais e estaduais para o combate à epidemia. Cada município poderá, com base em sua situação epidemiológica, adotar a medida estadual e decretar emergência local, caso necessário.
A Prefeitura de Santa Rosa de Viterbo, por meio do Departamento de Saúde, reitera o compromisso com a saúde da população e reforça a importância de continuar com as ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. É recomendado à população que mantenha os cuidados para eliminar focos do mosquito, como eliminar recipientes que acumulam água, e, em caso de sintomas de dengue, busque orientação médica imediatamente.
A gestão municipal está atenta à situação e, em parceria com o Governo do Estado, continuará a monitorar o desenvolvimento do quadro epidemiológico no município.