Árvore Sete Copas será substituída na Praça Matriz
Uma árvore da espécie Sete Copas será substituída na Praça Matriz devido ao impacto de suas raízes no calçamento e na acessibilidade do local e da Igreja. A planta, que pode atingir até 35 metros de altura e mais de 1 metro de diâmetro no caule, possui raízes superficiais que estavam danificando a rampa acessível na lateral da Igreja Matriz, causando rachaduras.
Além disso, suas raízes poderiam prejudicar a nova calçada planejada para a área. A construção dos novos canteiros elevados também poderia desestabilizar a árvore, comprometendo as melhorias previstas para a acessibilidade ao templo. Segundo o Departamento de Meio Ambiente, algumas árvores dessa espécie têm morrido no município, possivelmente devido ao seu tempo de vida ou à época em que foram plantadas. A árvore da praça, por exemplo, já apresenta galhos secos, o que indica um possível declínio natural.
Novas espécies já foram plantadas e outras ainda serão, para a recomposição arbórea e embelezamento da Praça.
Ficus em risco também será substituído
Outra árvore que será substituída nos próximos dias é um Ficus, que apresenta risco iminente. Após a constatação de instabilidade estrutural, a Defesa Civil e o Departamento de Meio Ambiente decidiram pela sua substituição, visando garantir a segurança dos frequentadores da praça.