Prefeito Omar Nagib assina convênio para construção da Ciclovia e Pista de Caminhada Ecológica do Tirisco

 

Publicado em: 14/03/2025 16:20

Whatsapp

 

Prefeito Omar Nagib assina convênio para construção da Ciclovia e Pista de Caminhada Ecológica do Tirisco

 

Na última quinta-feira, 13 de março de 2025, o Prefeito Municipal de Santa Rosa de Viterbo, Omar Nagib, acompanhado pelo Diretor de Cultura, Esporte e Turismo, José Paulo Orlando, esteve em São Paulo para assinar um importante convênio com o Governador Tarcísio de Freitas. O convênio garantiu a liberação de R$ 1 milhão para o município através do FID (Fundo de Defesa de Interesses Difusos), com contrapartida de aproximadamente R$ 500 mil por parte da Prefeitura, para a construção da Ciclovia e Pista de Caminhada Ecológica do Tirisco.

 

O projeto terá extensão do Parque de Exposições Tonim Amici até o bairro Nhumirim e será um grande avanço na qualidade de vida dos moradores e visitantes da cidade. A obra proporcionará mais opções de lazer, saúde e bem-estar, além de incentivar a prática de atividades físicas de forma segura e integrada com a natureza.

 

“O recurso obtido através deste convênio é um marco para a nossa cidade. A ciclovia e a pista de caminhada ecológica vão oferecer à população mais opções de lazer e incentivar hábitos saudáveis, além de melhorar a mobilidade e a segurança para quem deseja praticar atividades físicas ao ar livre. Estamos trabalhando para que Santa Rosa de Viterbo continue se desenvolvendo e oferecendo qualidade de vida aos nossos cidadãos”, destacou o Prefeito Omar Nagib.

 

José Paulo Orlando, Diretor de Cultura, Esporte e Turismo, também ressaltou a importância do projeto para a população. “Este é um projeto de grande relevância para o bem-estar da população. A construção da ciclovia e da pista de caminhada ecológica vai oferecer aos moradores um espaço mais saudável e agradável, além de integrar ainda mais o Parque de Exposições à vida cotidiana da cidade”, afirmou o Diretor.

 

A nova infraestrutura atenderá tanto os ciclistas quanto os pedestres, promovendo a convivência com o meio ambiente e oferecendo uma alternativa segura e agradável para quem busca qualidade de vida. A Prefeitura de Santa Rosa de Viterbo segue empenhada em buscar mais investimentos e melhorias para a cidade, reforçando o compromisso com o bem-estar e a mobilidade de seus habitantes.

 

Com essa assinatura, a cidade de Santa Rosa de Viterbo se prepara para mais um grande avanço no seu desenvolvimento urbano, trazendo benefícios diretos à saúde e à qualidade de vida de toda a população.

 

O que é o Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos

O Fundo Especial de Despesa de Reparação de Interesses Difusos Lesados, criado nos termos da Lei nº 6.536, de 13/11/1989, passou a denominar-se Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID) e a vincular-se à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania por meio da Lei Estadual nº 13.555 de 09/06/2009.

Seu objetivo é gerir os recursos destinados à preservação do meio ambiente, dos bens de valor artístico, estético, histórico, turístico ou paisagístico, do consumidor, da ordem econômica, da livre concorrência, das pessoas com deficiência, do idoso, da saúde pública, da habitação ou urbanismo, da cidadania, dos direitos de grupos raciais, étnicos ou religiosos, do patrimônio público ou social ou de qualquer outro interesse difuso ou coletivo no território do Estado, bem como à prevenção, à reconstituição ou à reparação dos danos a eles causados.

Esses recursos podem apoiar projetos apresentados por órgãos da administração pública direta e indireta no âmbito estadual e municipal; organizações não governamentais; organizações sociais; organizações da sociedade civil de interesse público; e entidades civis sem fins lucrativos que tenham por finalidade a atuação nestas áreas.

Mediante chamamento público, por meio de edital convocatório, os interessados podem submeter projetos nas referidas áreas, os quais serão analisados tecnicamente e submetidos à aprovação do Conselho Gestor do FID, presidido pelo secretário da Justiça e Cidadania e composto pelos titulares das secretarias estaduais da Infraestrutura e Meio Ambiente, da Fazenda e Planejamento, da Cultura e Economia Criativa, dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Desenvolvimento Social, da Procuradoria Geral do Estado, do Ministério Público Estadual, e por representantes da sociedade civil.


Imagens