A listagem das famílias classificadas no sorteio eletrônico e virtual, que aconteceu no último dia 06, para seleção dos 203 contemplados com as unidades habitacionais do empreendimento habitacional a ser implantado no município, no âmbito do Programa Nossa Casa/CDHU passou esta semana por validação, por orientação da CDHU.
Conforme regras definidas, os sorteados passaram pela fase de rastreamento para validar o critério “tempo de moradia ou trabalho no município”. Este levantamento comprobatório aconteceu por equipe orientada pela CDHU, para confirmar e comprovar se atendem ou não essa condição, conforme instruções definidas. Nesta etapa vale reforçar que foi determinado como exigência "tempo de 5 anos de moradia na cidade".
Esta fase aconteceria até hoje, às 12h, com o nome do sorteado sendo analisado pelos seguintes cadastros: ─ Programa Federal, SUAS - Sistema Único da Assistência Social, SUS - Sistema Único de Saúde e tempo matrícula filhos nas Unidades da Rede Municipal de Educação, visitação in loco, ligações e recebimento de possíveis denúncias apuradas, ambos cadastros específicos do município de Santa Rosa de Viterbo e ações locais de visitação se necessário. Nos casos onde não se comprovou nenhuma informação que atendesse ao edital, os possíveis classificados (sorteados) foram convocados para se justificar e comprovar para bancada avaliatória.
Dentro desta etapa assim ficou a situação dos 203 sorteados:
─ Dos 15 sorteados como Deficiente, 01 não foi validado.
─ 07 dos Idosos , todos validados.
─ De 02 Policiais, os dois validados.
─ Dos restantes 179 sorteados População em Geral - 08 não comprovaram residência por 5 anos no município, 03 ainda não foram possíveis ser localizados no endereço e nem atendeu nenhum dos contatos, até o fechamento desta edição.
Definida esta etapa, a qual a listagem será oficializada, a CDHU em São Paulo deverá proceder a publicação de Edital de divulgação das famílias sorteadas com apontamento da situação de cada família, se classificado ou desclassificado ─ considerando o critério de tempo de moradia ou trabalho no município.
Decorrido este prazo, a listagem dos sorteados será encaminhada pela CDHU à CAIXA para prosseguimento com a convocação para habilitação das famílias, sem possibilidade de cancelamento futuro das famílias não enquadradas, especificamente, neste referido critério. Ou seja, nada impedirá a equipe técnica da CEF - Caixa Econômica Federal de barrar posteriormente, em eventual descumprimento de critérios (regras), do financiamento de casas do banco.
"Espero que após esse cruzamento de informações e fiscalização que foi apurada, que possam realmente fazer por merecer a casa sorteada aqueles que realmente precisam. E suplentes sejam também chamados. Assim, estaremos contribuindo com critérios corretos e justos, com políticas públicas habitacionais para a cidade”, disse o prefeito Nando Gasperini.