Representantes da DRS XIII e Diretoria de Saúde discutem estratégias no combate à Dengue em Santa Rosa de Viterbo
Com a presença do Prefeito Omar Nagib, na quinta-feira, 20 de março de 2025, a Diretoria Municipal de Saúde de Santa Rosa de Viterbo recebeu a visita de representantes do Departamento Regional de Saúde (DRS XIII) de Ribeirão Preto, acompanhados pela diretora Adriana Ruzene, para discutir estratégias no combate à dengue.
O representante do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Ribeirão Preto, enfermeiro Daniel, destacou a gravidade da situação em todo o estado, com registros elevados de casos e óbitos por dengue. Ele enfatizou que, comparado a anos anteriores, 2025 tem sido um dos períodos mais críticos.
No cenário municipal, os dados indicaram uma redução no número de casos positivos nas últimas semanas e nenhum óbito confirmado pela doença. No entanto, as autoridades alertaram que essa queda não significa uma situação confortável, mas sim que as ações implementadas pela Vigilância Epidemiológica e pelo Controle de Vetores do município têm se mostrado eficazes.
O prefeito Omar Nagib ressaltou o compromisso da Prefeitura de Santa Rosa no enfrentamento da doença, destacando a aquisição de insumos essenciais, como soro fisiológico e testes para diagnóstico da dengue. Mencionou também a implementação da unidade de hidratação, gerenciada pela Santa Casa, com recursos municipais destinados ao seu funcionamento, inclusive para a contratação de profissional médico, enfermeiras e técnicos de enfermagem para atendimento no local. Essa conduta foi elogiada pelos representantes do órgão estadual.
O diretor de Saúde, André Nader, apresentou aos representantes do DRS XIII o sistema de monitoramento por armadilhas espalhadas pelo município, destacando a importância do trabalho multissetorial. A diretora do DRS XIII parabenizou a gestão municipal pela adoção das armadilhas, destacando essa ação como uma excelente ferramenta de monitoramento da dengue.
Adriana Ruzene parabenizou a gestão municipal pela adoção das armadilhas, destacando essa ação como uma excelente ferramenta de monitoramento da dengue. Ela também elogiou a iniciativa de custear a unidade de hidratação, reforçando a importância de medidas que garantam atendimento adequado aos pacientes infectados.
A reunião também trouxe a possibilidade de auxílio por parte da Secretaria Estadual da Saúde nas ações contra a dengue, pelo tempo necessário. Foi ressaltado que, segundo dados do Estado, 75% dos mosquitos contaminados com o vírus estão em criadouros dentro das residências.
Santa Rosa segue intensificando suas ações no combate à dengue, buscando conter o avanço da doença, mas o auxílio da população é a ferramenta mais importante para o combate ao mosquito.
Também estiveram presentes na reunião: representantes da Vigilância Sanitária, Controle de Vetores e Endemias, Vigilância Epidemiológica, Diretora de Meio Ambiente e membros da Defesa Civil.
Visita à Santa Casa
Ainda durante a visita à Santa Rosa de Viterbo, a diretora do Departamento Regional de Saúde (DRS XIII), Adriana Ruzene, visitou a Santa Casa do município. Acompanhada pelo prefeito Omar Nagib, pelo diretor de Saúde André Nader, pelo presidente da Santa Casa Carlos Portugal e pelo administrador da instituição Mauro de Angelis, ela conheceu de perto a estrutura hospitalar e do Pronto Atendimento da cidade.
Durante a visita, Adriana Ruzene elogiou a infraestrutura da instituição, destacando que a Santa Casa tem potencial para crescimento. Para isso, recomendou que a direção da instituição amplie a oferta de novos procedimentos, incluindo cirurgias de baixa complexidade, além dos serviços já custeados pela prefeitura, como exames de endoscopia, cirurgias de catarata e ortopedia de pé e mão.
A diretora também ressaltou que o aumento da produção de serviços pela Santa Casa pode resultar em mais recursos vindos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, especialmente por meio da Tabela SUS Paulista, que oferece incentivos financeiros a hospitais que ampliam sua capacidade assistencial.