50 ANOS DA SUSA

 

Publicado em: 01/08/2020 14:18 | Fonte/Agência: Departamento Municipal de Cultura

Whatsapp

 

Seguramente podemos afirmar que, de forma ininterrupta, a Semana Universitária Santa-rosense, a SUSA, nunca deixou de movimentar as badaladas férias estudantis do mês de julho da cidade, como registramos neste 2020, em função da pandemia do novo coronavírus que obrigou o mundo, o Brasil e até a nossa pacata Santa Rosa de Viterbo a mudarem radicalmente seus hábitos, comportamento e a vida social.

Essa “agenda” fora da programação impediu os sobreviventes, amantes, apaixonados, navegantes, tripulantes das ex-SUSAS ─ de se unirem na realização e comemoração destes 50 anos de tradição, história e preservação deste patrimônio cultural, esportivo, de lazer e entretenimento da nossa cidade.

A Prefeitura, através do Departamento de Cultura, que contou com a colaboração do responsável da área, Pedro Ribeiro, na elaboração resumida deste evento de várias décadas e gerações.

Em um passeio a cavalo de estudantes em 1969, rumo à vizinha cidade de Tambaú, para um amistoso de futebol de salão, terminaria em uma noitada na boate Seunit (Semana Universitária Tambausense), nascia o sonho em um bate-papo de criar um evento para acabar com o marasmo dos amigos durante o período de férias.

Assim, entre os dias 19 a 25 de julho de 1970 dava se início a nossa Susa - Semana Universitária Santa-rosense, com sua primeira sede na rua 7 de setembro, residência do saudoso Dr. Antonio Geraldo Balbao Filho, à época estudante de medicina na cidade de Botucatu.

De lá pra cá foram anos felizes com a tradicional abertura na Alvorada, com tiros de canhão da Fazenda Sampaio Moreira, campeonatos esportivos, boates chamego, bailes, bares, rádio pecado, gincanas de casais, desfile Garoto e Garota SUSA, troféu Vinagrão / Vinagrete, caça de tesouros enigmáticos, rodeios universitários e muitos shows artísticos e culturais de alto nível da MPB Nacional, entre tantos outros, que movimentavam a pacata cidadezinha que durante o período de férias fervilhava com a juventude.

Assim, comemoramos bodas de ouro da hoje “senhora” SUSA, sem dúvida alguma patrimônio cultural do nosso município. E o departamento de Cultura não poderia deixar passar em branco tão importante data sem prestar justa homenagem.

A SUSA contribuiu para a evolução cultural de nosso povo passando por gerações e modificando vidas!!!

Que venham mais 50 anos de muita diversão e entretenimento a todos e que este sonho antigo possa ser sonhado mais e mais.

Parabéns a cada um dos seus presidentes e diretorias, que mantiveram vivo este legado. Um dos mais fortes eventos controverso e rebelde, culturalmente falando. Que fez e faz parte da nossa sociedade. Te desejamos SUSA, muitos mais que 50 anos de vida!

#Prefeitura, Câmara e Departamento Municipal de Cultura