DADOS DA SITUAÇÃO AMBIENTAL EM SANTA ROSA DE VITERBO SÃO POSITIVOS

 

Publicado em: 01/08/2020 14:54 | Fonte/Agência: Setor Municipal de Meio Ambiente

Whatsapp

 

É preciso continuarmos atentos ao meio ambiente para garantirmos o bem estar das próximas gerações

A Prefeitura de Santa Rosa de Viterbo, em ação conjunta com o Departamento do Meio Ambiente, apresenta uma análise da área verde do nosso município, além de informar sobre um novo inventário florestal que foi realizado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA). Nele é possível observar que o Estado de São Paulo possui 22,9% do território paulista com vegetação nativa. Entre os 645 municípios, é possível observar grande heterogeneidade na ocupação espacial do território relacionado ao gradiente de cobertura vegetal nativa, o que de fato exige políticas públicas diferenciadas para cada região.

Nosso município se encontra junto a outros 150 municípios classificados com cobertura vegetal nativa entre 20 e 50% de seu território. Santa Rosa de Viterbo tem aproximadamente seis mil hectares de vegetação nativa, o que equivale à 21,1% do território municipal. Dos municípios vizinhos, Tambaú e Cajuru, se enquadram na mesma categoria de classificação que Santa Rosa de Viterbo. Apenas São Simão que possui cobertura vegetal nativa de até 20% de seu território.

Podemos classificar nosso município, assim como nossa microrregião, com apresentando uma boa quantidade de cobertura vegetal nativa (>= 20%), porém, é necessário nos atentarmos para que essa cobertura vegetal nativa possa aumentar nos próximos anos. Isso porque, a Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos que nos encontramos, Unidade de Gerenciamento do Pardo, no geral está classificada com cobertura vegetal nativa de 15 a 20% de sua extensão.

De acordo com a chefe de Setor de Meio Ambiente, Jéssica Schmeisk Rosa, apesar da atual classificação da nossa unidade de gerenciamento de recursos hídricos, há uma tendência positiva observada na maior parte do Estado de São Paulo entre o inventário florestal realizado em 2010, comparado com o inventário florestal realizado em 2020: houve um aumento de 4,9% de áreas com vegetação nativa em recuperação.