AÇÕES DE COMBATE A INCÊNDIOS EM SANTA ROSA

 

Publicado em: 01/08/2020 14:57 | Fonte/Agência: Setor Municipal de Meio Ambiente

Whatsapp

 

Incêndios criminosos põem em risco a Saúde da população e Prefeitura pede conscientização das pessoas.

Neste mês de julho, o município de Santa Rosa de Viterbo registrou uma piora na qualidade do ar que respiramos. Os motivos são amplamente conhecidos: o tempo seco e a ausência das chuvas, mas, além disso, temos notado a ocorrência de diversos incêndios clandestinos ─ que podem até ser denominados como criminosos ─ porque são proibidos e pioram a situação do ar, expondo toda população ao risco de doenças respiratórias, em especial idosos e crianças, num momento em que todos querem e precisam evitar a necessidade de atendimento médico.

A Prefeitura, através do Departamento de Meio Ambiente, entrou em contato com a CETESB e a Polícia Ambiental para solicitar suporte na fiscalização em áreas rurais do município pelo fato de, nas últimas duas semanas, os incêndios terem se intensificados nessas áreas.

A CETESB esteve em Santa Rosa na última segunda-feira para averiguar a queimada intensa que ocorreu próximo à serra. Além disso, a Brigada Municipal, formada por funcionários da Prefeitura, está atuando ininterruptamente no combate de todas estas queimadas, tanto na área rural, quanto na área urbana.

Neste último final de semana, foram mais de 24 horas combatendo incêndios no município. Dentro da área urbana, as fiscalizações são rotineiras, e a principal causa das queimadas é para limpeza de quintal e/ou terrenos baldios.

A Chefe de Setor de Meio Ambiente, Jéssica Schmeisk Rosa, pede a toda população que se conscientize de que queimada traz graves problemas à nossa saúde, principalmente neste período de pandemia que estamos vivendo. “O uso de fogo para limpeza de seu quintal ou de seu terreno traz problemas diversos para seus vizinhos, para a cidade e inclusive, para você. E o uso de fogo, simplesmente para brincadeira ou para incriminar alguém, traz prejuízos não apenas à pessoa que se quer atingir, gera prejuízos incalculáveis para toda a comunidade”, adverte.

Sabe-se que muitas pessoas têm passeado nas áreas rurais durante este período de isolamento. Por isso, é necessário que seu lixo seja recolhido para depositá-lo em local adequado e que não se faça uso de fogo, e se por ventura for necessário, se certifique de que o mesmo foi imediatamente apagado.

Para denúncias em horário comercial ligue (16) 3954-8845 ou (16) 3954-8849.

Para acionar a Brigada de Incêndio (24 horas), ligue também (16) 3954-8841, (16) 9 9606-0105 ou ainda 193. Seja consciente e colabore com a saúde de todos! Não faça queimadas!