Por G1 Ribeirão Preto e Franca
07/08/2020 12h54 Atualizado há 3 horas
Mapa do plano de flexibilização em SP — Foto: Governo de SP
O governador João Doria (PSDB) confirmou nesta sexta-feira (7) o avanço das 26 cidades da região de Ribeirão Preto (SP) - Diretoria Regional de Saúde 13 - para a fase amarela, terceira etapa do Plano São Paulo.
O anúncio havia sido antecipado pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB) em coletiva de imprensa na quinta-feira (6). Com a mudança de fase, será permitida a reabertura de lojas, shoppings e galerias, concessionárias de veículos, escritórios, bares e restaurantes, salões de beleza e academias a partir de sábado (8).
Segundo o estado, na DRS 13 houve um aumento de 6,8 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por 100 mil habitantes para 22,8 vagas. Com isso, nos dados apresentados nesta sexta-feira, a taxa de ocupação para pacientes em estado grave com a Covid-19 é de 72,5%.
Calçadão de Ribeirão Preto lotado no primeiro dia de reabertura do comércio de Ribeirão Preto, SP — Foto: Reprodução/EPTV
Ribeirão Preto avança à fase amarela do Plano São Paulo
a 10ª atualização do plano de retomada da economia durante a pandemia de Covid-19, o estado manteve a região de Barretos (SP) - Diretoria Regional de Saúde 5 - na fase laranja (etapa 2), e Franca (SP) - Diretoria Regional de Saúde 8 - na fase vermelha, a primeira e mais restritiva.
Pirangi (SP) e Fernando Prestes (SP), que estão na Diretoria Regional de Saúde 15, de São José do Rio Preto (SP), e fazem parte da área de cobertura da EPTV Ribeirão, afiliada da TV Globo, continuam na fase laranja.
Já Cândido Rodrigues (SP), Dobrada (SP), Santa Ernestina (SP) e Taquaritinga (SP), que estão localizadas em áreas da Diretoria Regional de Saúde 3, com sede em Araraquara (SP), permanecem na etapa amarela.
A nova quarentena vai até o dia 23 de agosto, segundo o governador João Doria e a nova atualização do plano está marcada para o dia 21.
Indicadores da 10ª atualização do Plano São Paulo — Foto: Governo de SP
Em vigor desde o dia 1º de junho, o plano criado pelo governo do estado de São Paulo prevê uma “retomada consciente” das atividades em cinco etapas de flexibilização gradual.
Cada uma das 17 diretorias regionais de saúde é classificada em fases de acordo com os critérios definidos pela Secretaria de Estado Saúde e pelo Comitê de Contingência para Coronavírus.
O mapa elaborado pela equipe estabelece as diretrizes a serem cumpridas pelos municípios nas próximas duas semanas com base em ocupação de leitos de UTI (peso 4 na avaliação), taxa de ocupação de leitos para cada 100 mil habitantes (peso 1 na avaliação), variação de casos (peso 1 na avaliação), variação de internações (peso 3 na avaliação) e variação de óbitos (peso 1 na avaliação).
Ribeirão Preto (DRS 13)
Franca (DRS 8)
Barretos (DRS 5)