│Números de casos positivos na cidade estão, aparentemente, sob controle; cuidados devem continuar
Na semana passada, o prefeito Luís Fernando Gasperini organizou duas importantes reuniões no gabinete da Prefeitura. Ele recebeu o médico pediatra Dr. Acácio Siqueira e, em outra oportunidade, a enfermeira responsável pela VE Vigilância Epidemiológica, Ana Maria da Silva, com a presença da Diretoria Municipal de Saúde, representadas por Heloisa Rigoli Pedersolli e Thais Bigoli.
O objetivo das reuniões foi apresentar ao prefeito um diagnóstico e avaliação das ações estratégicas da saúde e medidas preventivas e protetivas na aplicação de decretos, e alinhamento da administração e sintonia com o diálogo do prefeito com colegas prefeitos das cidades vizinhas, teleconferência entre prefeitos da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, teleconferência junto a DRS - Diretoria Regional de Saúde de Ribeirão Preto e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional, junto ao Plano São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo. E total atenção aos fatos mundiais da OMS - Organização Mundial da Saúde, MS - Ministério da Saúde, imprensas em geral.
"Resumindo, é preciso estar muito bem "antenado", ou seja, informado ao máximo, em cada fato, local, regional, estadual, fora do Brasil para a tomada de decisões. São tempos muito difíceis, de enormes incertezas e dificuldades. Uma luta diária, situações e decisões emergenciais e cautelosas a serem tomadas e que influenciam e mexem com a vida humana e financeira de milhares de pessoas. Daí, a necessidade de muita reflexão, discernimento e sabedoria pautadas em casa passo a ser dado", destacou o prefeito Nando.
Apesar das incertezas o prefeito tem a convicção de que Santa Rosa está no caminho certo. “As medidas tomadas desde a ótima ideia da implantação do Centro de Atendimentos Sintomáticos Respiratórios, no Hotel Itaipava, ações cotidianas da saúde, prescrições médicas e até as duras críticas, que por várias vezes recebemos em razão dos decretos municipais que restringem aglomerações, diminuem horários do comercio. Enfim, os resultados do quadro geral de contaminações Covid-19 na cidade são positivos. Pois, com as restrições foi possível ver menos positivados, casos graves de urgência e também intervenções. Esta é minha análise. Porém, nada ainda para ser comemorado, liberado ou afrouxado, seguimos as mesmas medidas e regras de sempre. Uso de máscaras, distanciamento, sair somente se necessário, evitar reuniões familiares e com amigos em aglomerações e uso do álcool em gel. Pois, a previsão infelizmente, da vacina é para 2021", enfatizou Dr. Acácio.
"A proposta é ampliar a testagem em vários outros departamentos públicos de Vetores potenciais, segmentos específicos do comércio e da população, quando positivado alguém. Esperamos com ansiedade que os recursos federais cheguem para uma ação mais ampla e eficaz. Temos percebido queda dos números de positivos. Mas toda cautela é pouco. Cidades vizinhas bem próximas com número de contaminações e óbitos disparando assustadoramente. Vamos nos cuidar”, aconselhou Ana Gouveia, enfermeira.
"Só tenho muito a agradecer até o momento a oportunidade desafiadora que o prefeito Nando me confiou. Um enorme aprendizado neste período de pandemia, onde conto com os demais colegas assessores. À minha equipe com a Luciana Capeletti e Tais, e funcionárias da Diretoria e todo grupo de funcionários(as), em cada unidade de Saúde. Como no Centro de Atendimento Sintomáticos e parceria excelente com a Santa Casa e outros segmentos que muito me amparam. Toda conquista e fruto de cada mão que se estende e corações profissionais e generosos que se doam para a causa, da qualidade de vida e saúde melhor para nossa população. Tenho fé e esperança que juntos venceremos. Obrigado a todos, ", finalizou Heloisa da Saúde.
Na oportunidade do encerramento da reunião, o prefeito assinou a renovação do contrato de uso do espaço do Hotel Itaipava, concedida gratuitamente por mais seis meses onde está instalado o Centro de Atendimento Sintomáticos Respiratórios, nas instalações do antigo Hotel Itaipava, de propriedade do empresário e filho da cidade, Paulo Tadeu Rivalta Barros.
"A Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores externa profunda gratidão à família Ribalta Barros, na pessoa do Sr. Tadeu, que não pensou em qualquer outra hipótese, se não abrir gratuitamente seu coração num gesto tão nobre e digno de eterna gratidão por todos os moradores da cidade", finalizou o prefeito.