ASILO E CASA ABRIGO RECEBEM AÇÃO CONTRA A COVID-19

 

Publicado em: 10/08/2020 10:10 | Fonte/Agência: Departamento Municipal de Saúde

Whatsapp

 

│Prefeito Nando Gasperini soube da contaminação em entidades da região e decidiu agir de forma preventiva. Ação será ampliada para outras áreas e beneficiará servidores.

Em reunião estratégica realizada na semana passada entre o prefeito Luís Fernando Gasperini e a equipe do Departamento de Saúde, foram definidas ações que resultaram na coleta de 60 testes sorológicos de anticorpos para COVID IGG E IGM, visando testar todos os idosos e funcionários do Asilo São Vicente de Paulo, além das crianças e funcionários da Casa Abrigo.

A ação que ocorreu esta semana foi um pedido do prefeito Nando à equipe de Saúde que conduz as ações de enfrentamento ao coronavírus na cidade, tendo em vista a sua preocupação diante das informações que obteve com prefeitos das cidades vizinhas. Ele ficou ainda mais preocupado ao saber da situação dramática que enfrenta os idosos do Lar São Vicente de Paulo da cidade de Tambáu. A maioria dos idosos se encontram infectados com a Covid-19 e muitos não resistiram à doença. Fato semelhante foi registrado também no Asilo da cidade de Serrana, Alfenas, Piracicaba e várias outras localidades que atendem pessoas idosas em situação de vulnerabilidade.

"Esta solicitação emergencial também se estendeu à Casa Abrigo. É uma ação de tom humanitário para antecipar e prevenir eventuais problemas com essa terrível doença. É uma maneira estratégica para proteger a população mais vulnerável, que vivem nestes dois ambientes", justifica o prefeito Luís Fernando Gasperini.

A ação não teve custo para o município e foi alcançada graças a parceria obtida com a equipe do Laboratório Dr. Pacca Análises Clínicas, de Sertãozinho. A Prefeitura, por meio do Departamento de Saúde, acompanhou a ação que aconteceu no última terça-feira (04), quando toda a equipe de profissionais esteve no Asilo e na Casa Abrigo. Os resultados dos exames já foram enviados à equipe de Vigilância Epidemiológica para avaliação e análise, a fim de tomar as devidas medidas e condutas de acordo com o protocolo da OMS - Organização Mundial da Saúde e MS - Ministro da Saúde.

O prefeito adiantou que a mesma ação será programada para os pacientes e funcionários da entidade Sarevi, que cuida de pessoas em recuperação química, como aos demais segmentos da área da saúde, coleta de lixo, atendimento ao público.

A Prefeitura aguarda o presidente da República sancionar projeto de lei já aprovado pelo Senado e Congresso Nacional, que prevê a liberação de recursos emergenciais específicos para o combate e enfrentamento a Covid 19, além da aquisição de medicamentos aos pacientes e ampliação do número de exames à população. “Estamos no aguardo dessa liberação para adotarmos mais ações”, finaliza o prefeito.