Tempo seco, ventanias e umidade baixa contribuem para aumentar a incidência de incêndios rurais, tanto os provocados por ação criminosa como também aqueles acidentais, que, na maioria das vezes, são fruto da imprudência.
Na terça-feira (22), por exemplo, foi registrada uma queimada considerada criminosa, próxima ao bairro Júlio Moretti, em uma área rural conhecida como Valtinho Bedeu. O fogo atingiu rapidamente pelo menos duas propriedades rurais e causou uma queda na qualidade do ar, sendo necessária a assistência de um caminhão-pipa para controlar a situação.
Camila Fedel, diretora do Departamento de Meio Ambiente, lembrou, ainda, que as queimadas são crime e orienta: “É preciso conscientizar todos sobre os prejuízos econômicos e à saúde que essas queimadas provocam. Pedimos que as denúncias continuem para que possamos trabalhar em equipe e evitar situações mais críticas, principalmente nesta época, a mais seca do ano”.
A Prefeitura Municipal lançou uma campanha de conscientização para ajudar nesse sentido e orienta as pessoas a não jogar bitucas de cigarro no chão; não colocar fogo em folhas, mato ou lixo; construir aceiros nas propriedades rurais; ter atenção com fogueiras, além de fazer a fiscalização dos vizinhos.
Em caso de focos de incêndios, avise pelos telefones: (16) 3954-8816 e (16) 3954-8841 ou 193 (Corpo de Bombeiros).