“Cidade Lixo Zero” é um congresso internacional com foco na preservação ambiental. A diretora Camila Fedel, representando o setor de meio ambiente, participou, de forma online, deste evento que abordou diversos temas voltados para a proposta de lixo zero.
Realizado nos dias 22, 23 e 24 de junho, o evento contou com palestras de especialistas de cinco continentes, que debateram soluções e mostraram os locais que já adotaram esse conceito.
Durante os três dias, foram abordados temas como triagem e separação de resíduos, compostagem, politicas, estudos e conceitos de desperdícios, reabilitação de aterro, reciclagem químicos e vários outros assuntos.
“Participamos de forma virtual do Congresso Internacional Cidades Lixo Zero. Estamos buscando conhecimento e observando experiências de outras cidades e países sobre a gestão de resíduos sólidos”, explicou Camila.
Segundo ela, foi importante também para verificar quais iniciativas estão sendo implantadas visando a redução de custos para os municípios, assim como para elevar a geração de emprego e renda por meio da gestão adequada de resíduos.
De acordo com o presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini, as micro e pequenas empresas são grandes beneficiadas com iniciativas sustentáveis, seja na redução de gastos, na competitividade e na redução de riscos do negócio.
“Algumas empresas são multadas por se enquadrarem como “grandes geradores” na nova lei. Com ajustes pontuais, elas podem se tornar “pequenos geradores” em poucos dias, obtendo um retorno financeiro de curto prazo, valorizando a sua marca diante de seus clientes (através das ações Lixo Zero) e melhorando o sentimento coletivo dos funcionários da empresa ao participar de um propósito global”, exemplifica.