Prefeito participa de café da manhã com empresários

 

Publicado em: 01/07/2021 17:43

Whatsapp

 

O prefeito Omar Nagib Moussa (PSB) participou de um encontro com empresários na última semana, dando início ao projeto “Café da manhã com o prefeito”. Durante sua apresentação, Omar falou sobre o potencial da região e da importância de algumas iniciativas para o fomento à economia da cidade.

“A ideia desse encontro é estreitar relações com pessoas empreendedoras que investem e acreditam não só no potencial da cidade, mas do país. Ter também uma sinergia entre os empresários que estão chegando na cidade e aqueles que já fazem parte da vida econômica daqui. Nós identificamos várias lacunas de negócios a serem preenchidas na cidade, então nada melhor do que essa reunião para conhecermos as demandas e oportunidades que existem”, argumentou o prefeito.  

O assessor de Desenvolvimento, Economia, Renda e Empregos da prefeitura, Arnaldo Antonio Cersossimo Filho, ressaltou que estimular o relacionamento para criar oportunidades para gerações de novos projetos é essencial para estabelecer parcerias e propiciar mais desenvolvimento para o município. “Esses encontros são muito importantes e aproximam os empresários da prefeitura. Precisamos trabalhar sempre juntos para que a cidade possa crescer, gerar empregos e renda”, afirmou.

Os empresários mineiros Marllon Saldanha Gontijo e Ramon Luís da Silva Soares, sócios administradores da Via Norte Comércio e Empacotamento, participaram do encontro e destacaram o potencial promissor da cidade, informando o atual estágio das obras nas antigas instalações da Minasçúcar, onde a empresa do ramo de açúcar e álcool irá se instalar.

Segundo Gontijo, quando a linha de produção da Via Norte estiver em pleno funcionamento, terá capacidade inicial de produzir 100 mil fardos de 30 kg de açúcar e 50 mil caixas de álcool por mês. A perspectiva é gerar 50 empregos diretos e mais 200 indiretos.

Já Israel Oliveira e Marco Antonio Benedini Calil, da Fibrapel Indústria de Papel, enumeraram os fatores identificados para a escolha de Santa Rosa de Viterbo para a instalar a empresa, citando a mão de obra qualificada, pois o município tem um histórico neste ramo, com a fábrica de papel Amália, além de atender à estratégica logística da companhia, com localização privilegiada, facilidade de acesso e proximidade do mercado de interesse.

A empresa, que visa a atender o mercado do interior paulista e de Minas Gerais, tem uma produção projetada inicial de 10 mil toneladas por ano, deve gerar mais de 100 empregos diretos e outros tantos indiretos quando estiver funcionando.

O empresário Abner Monteiro, que administra o Banco de Negócios e trabalha no setor de terceirização de serviços, achou muito interessante o evento de integração, pois dá oportunidade aos empresários de apresentarem os próprios projetos, além de gerarem negócios entre si.

O empresário Danilo Chiaperini falou sobre o plano de crescimento das empresas da família, que já empregam quase 300 pessoas na cidade e devem gerar mais outras 100 vagas, quando a expansão estiver concluída.

A companhia está ampliando de 700 m2 para 3 mil m2 o barracão que abriga o Mercado Lojista e construindo mais um outro barracão, também de 3 mil m2, para expansão da Techto. A empresa tem planos de construir barracões menores para abrigar fornecedores da linha de produção, barateando, assim, a logística e possibilitando a abertura de novas oportunidades.   

“Estamos terminando o projeto de urbanização da nossa área de 100 mil m2, que contempla a construção desses barracões e também de uma escola profissionalizante ou uma fundação para a profissionalização da mão de obra”, explicou.

Sobre o assunto, o prefeito comentou que a intenção é dotar a cidade com capacidade de absorver novos investimentos e empresas não só com área, mas com mão de obra especializada. Segundo ele, a prefeitura já está em contato com a Etec, o Sebrae e o Senac para empreender novos cursos na cidade e, assim, formar e capacitar a mão de obra já existente em função das empresas que estão sendo prospectadas.

Presente na reunião, Paula Rosa, diretora da Etec de Santa Rosa de Viterbo, explanou sobre a ações da escola e das possibilidades futuras com a inclusão de novos cursos, além da viabilização do laboratório de mecatrônica, projeto postergado, mas que deve voltar aos trilhos na gestão de Omar. Paula frisou ainda a importância da parceria entre escola, governo municipal e empresas, para fomentar a qualificação da mão de obra.

Quanto aos novos cursos, o prefeito comentou que o curso de técnico de química municipal será repassado para a Etec, formando, a partir de então, técnicos em produtos químicos para atender a uma demanda que existe na cidade. Outra possibilidade é implantar um curso de música, outra vocação forte na cidade. “Já temos na cidade uma escola de música, que originou uma banda que tem vários prêmios”, disse Omar.

O prefeito encerrou o encontro afirmando que outra vertente que será trabalhada em sua gestão será o turismo. “Temos um excepcional campo de estromatólitos gigantes, com até 3 metros de altura. Estromatólitos são estruturas sedimentares formadas pela atividade de microalgas em águas rasas e que foram formadas há 260 milhões de anos. O local é único no planeta e um dos 142 geossítios selecionados para compor o Patrimônio Geológico do Estado de São Paulo”, comentou. Ele reforçou que este sítio paleontológico, que já foi tombado, serve de atração e de área de pesquisa, sendo uma oportunidade para a criação de um turismo científico na cidade.