O prefeito de Santa Rosa de Viterbo, Omar Nagib Moussa, visitou na sexta-feira (16) as instalações da São Simão Bioenergia – SSB. A empresa está na reta final das adequações para a produção de etanol e irá gerar cerca de 100 empregos diretos e 300 indiretos quando estiver em pleno funcionamento. A destilaria terá capacidade de processar 800 toneladas de cana por dia e produzir 90 mil litros/dia do biocombustível.
Acompanhado pelo assessor de Desenvolvimento, Economia, Renda e Empregos da prefeitura, Arnaldo Antonio Cersossimo Filho, do diretor de Desenvolvimento Social, Emílio José Costa, e do diretor de Engenharia e Obras, Marcelo Benjamin Sordi, Omar afirmou que, mesmo que a empresa esteja localizada no município vizinho, São Simão, os empregos gerados estão beneficiando a comunidade de Santa Rosa, tendo já 50 funcionários trabalhando nas obras da nova destilaria. “Além disso, vai gerar uma grande riqueza para os produtores de cana-de-açúcar e para a nossa região”, disse.
O diretor da SSB, Ivan Bueno, afirmou que os fornecedores da região também estão sendo beneficiados pela construção da destilaria. O diretor Kleber Bueno complementou, reforçando que estão dando preferência ao comércio local para a compra dos materiais usados na obra. Também agradeceu à receptividade da comunidade santa-rosense ao novo empreendimento.
Além da questão econômica, o objetivo dos proprietários é investir em qualificação. “Os profissionais que já estão trabalhando na usina receberam treinamento, mas a ideia é criar cursos profissionalizantes para atender ao setor sucroenergético, em parceria com a prefeitura e entidades educacionais”, informou o diretor Silvio Marconato.
Com perspectivas positivas para o crescimento da companhia, o empresário adiantou que já vislumbram a expansão da destilaria. “Estamos instalando equipamentos já dimensionando uma moagem de 1,5 milhão de toneladas de cana em até dois anos”, elucidou.
O empresário e vereador Teófilo Rose (Republicanos), além de elogiar o empreendimento, falou de sua satisfação em participar da construção, como fornecedor de mão de obra. Rose comentou ainda que os proprietários da destilaria também já estão colaborando com o desenvolvimento social de Santa Rosa. “Eles doaram 8 mil m3 de concreto para fazer o contrapiso da Idesa, serviço já idealizado e que beneficia as pessoas que acessam a entidade”, concluiu.