CUIDAR DE QUEM CUIDA DA GENTE
Ação voluntária de psicólogos cria canal para dar apoio aos profissionais que estão à frente da Saúde durante a pandemia do coronavírus
│A rotina de quem trabalha no setor de Saúde de Santa Rosa de Viterbo, a exemplo do que acontece no mundo, passou a ser marcada pelo estresse e apreensão trazidos pelo novo coronavírus.
O Departamento de Saúde de Santa Rosa de Viterbo anuncia uma importante ação voluntária de iniciativa dos psicólogos que atuam no município. Eles criaram um canal gratuito para oferecer apoio e atendimento exclusivo aos profissionais que estão à frente dos serviços de saúde, nas mais diversas funções, atuando na Prefeitura ou na Santa Casa de Santa Rosa. O atendimento, neste primeiro momento, pode ser iniciado via e-mail ou por telefone.
A experiência nunca antes vivida, trazida pela pandemia do coronavírus, afeta a todos e altera completamente a rotina de trabalho em função da pressão e preocupação. “Dos cuidados mais rigorosos à sobrecarga do trabalho. Soma-se a isso, os afazeres de casa, a preocupação com a família e com o contágio que todos nós estamos expostos. É uma soma de situações que estão sendo vividas que nunca pensamos em passar”, explica a diretora de sáude municipal, Heloísa Rigoli Pedersoli, que tem longa experiência em gestão hospitalar.
Segundo ela, a louvável iniciativa dos psicólogos surge num momento muito importante para que possamos também cuidar e amparar aqueles que estão cuidando da saúde da cidade toda. “É um momento extremamente difícil para todos, mas notamos que a vontade de servir ao próximo e honrar a profissão são os pilares que todos têm se apegado para seguirem em frente”, completa Heloísa.
Para a chefe do setor de Saúde Mental, Fernanda Andrade, este trabalho de apoio será de suma importância para o momento difícil que todos que atuam na saúde estão vivendo. “É uma ação voluntária dos profissionais da rede que busca fortalecer e amparar os profissionais que necessitem de auxílio. Quem atua na saúde, independente da função que exerça, equipe da limpeza, motoristas, todos podem pedir auxílio, tirar dúvidas. Basta contatar o serviço”, explica Fernanda.
O prefeito Luís Fernando Gasperini, o Nando, elogiou a iniciativa dos profissionais da rede em favor dos trabalhadores da saúde. “São atitudes de generosidade, amor ao próximo e solidariedade como estas – e outras tantas que estamos assistindo - que fazem este momento difícil ser um marco de transformação na vida de todos”, disse o prefeito.