A prefeitura de Santa Rosa de Viterbo participou nesta segunda-feira (23) do lançamento do Projeto “Casa da Mulher em SP” realizado no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista. O programa tem como objetivo o apoio às políticas públicas de atendimento, proteção e acolhimento das mulheres em todo estado, além de promover encorajamento e capacitação para geração de emprego e renda.
A iniciativa do Governo de São Paulo prevê investimento total de R$ 14,5 milhões em 20 unidades regionais apenas na primeira fase. Os futuros equipamentos oferecerão serviços de acolhimento, inclusão e atendimento, com enfoque multisetorial.
“A presença de Santa Rosa em um evento como este é fundamental para a busca de informações e inclusão das mulheres do município neste tipo de atendimento”, disse o diretor de Desenvolvimento Social, Emilio José Costa, que esteve presente no evento, acompanhado pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Nilza de Oliveira Savi e pela idealizadora do Movimento Projeto Maria em Santa Rosa, Isadora Maria Silva Passos.
“O programa Casa da Mulher engloba com maestria diversos aspectos da Lei Maria da Penha oferecendo efetivo acolhimento jurídico, psicológico, qualificação profissional e acessibilidade no mercado de trabalho. A concretização desse programa em nossa cidade traz esperança e a possibilidade para que as mulheres em situações de vulnerabilidade, especialmente em situação de violência, virem a página”, analisou Isadora.
Opinião compartilhada com Nilza. “Em menos de um ano, tivemos quatro feminicidios; aumento da violência doméstica e das consultas com psiquiatras devido à violência doméstica na cidade. Este programa seria muito bem-vindo à Santa Rosa, pois presta assistência integral e humanizada às mulheres em situação de violência, facilitando o acesso aos serviços especializados e garantindo condições para o enfrentamento, o empoderamento e autonomia econômica das vítimas”, disse.
O prefeito Omar Nagib Moussa vem buscando outros recursos para implantação de iniciativas voltadas às mulheres que sofrem violências. Recentemente o prefeito se reuniu com a deputada federal Maria Rosas visando trazer para o município o projeto “Casa da Mulher Brasileira”, programa do Governo Federal que reúne diversos serviços de atendimento às mulheres.