AÇÃO SOLIDÁRIA INÉDITA DO FUNDO SOCIAL É MARCADA PELA CONFECÇÃO DE MÁSCARAS DE PROTEÇÃO
│Iniciativa que contou com grande apoio de mulheres solidárias da costura, visa a proteção dos funcionários públicos. Campanha poderá ser ampliada.
Um chamado do Fundo Social de Solidariedade foi o suficiente para que diversas mulheres, com habilidades de costura, prestassem o devido apoio nos quatro cantos de Santa Rosa. Elas tornaram uma simples ação em um exemplo marcante de solidariedade e amor ao próximo.
A Prefeitura de Santa Rosa de Viterbo, através do Fundo Social de Solidariedade, teve a iniciativa de confeccionar máscaras de proteção individual, visando à proteção dos servidores do município contra o novo coronavírus.
As funcionárias e voluntárias do Fundo Social de Santa Rosa de Viterbo atenderam ao pedido do prefeito Luís Fernando Gasperini, preocupado em oferecer proteção aos servidores municipais neste momento de pandemia. Elas deram início à confecção das máscaras individuais, e quando a campanha buscou a ajuda de mais mulheres, o resultado que recebemos foi surpreendente. Muitas mulheres se prontificaram em ajudar e, em poucas horas de veiculação da iniciativa, esgotaram-se os materiais que o Fundo Social possuía para a produção.
“Foi uma surpreendente experiência, vivenciamos que vale a pena acreditar nos seres humanos de bem, que sempre estão dispostos a fazerem o melhor”, explica Maria Cristina Gasperini, presidente do Fundo Social de Solidariedade. Segundo ela, muitas das costureiras doaram os próprios materiais para a confecção de mais máscaras. E a campanha não parou por aí. Profissionais da área de odontologia da cidade, como as dentistas Mariângela Ribeiro e Sônia Bonacin, ao tomarem conhecimento da ação, procuraram a Presidente do Fundo Social e sugeriram constar junto a cada máscara, um apanhado de informações, com orientações quanto ao uso correto e cuidados que precisam ser tomados com a máscara reutilizável.
A responsável pelo CAPS - Centro de Atendimento Psicossocial, Ana Cândida Fonseca Mendes, também aderiu à campanha, confeccionou as máscaras para os funcionários do departamento e todos os pacientes atendidos. Na sequência, surge o Sindicato Rural Patronal da cidade, através da funcionária Daniele Acerbi Abaque, que propôs uma parceria de confecção, visando a sua distribuição aos moradores da área da zona rural e também aos munícipes da cidade.
Na manhã da última quinta-feira (16), o Fundo Social deu início à distribuição das máscaras nas repartições públicas da Prefeitura, nos Departamentos de Saúde, Obras e Serviços Públicos. A distribuição seguiu na sexta-feira.
"Eu externo a cada pessoa voluntária e a todos de Santa Rosa, a emoção e enorme gratidão que essa experiência nos ofereceu. Agradecimentos às costureiras e segmentos que abraçaram esta importante causa, fazendo parte dessa iniciativa solidária, em especial, às senhoras que se disponibilizaram para nos amparar nesse momento de fragilidade. Nada seria possível sem essa união", expressa Maria Cristina Gasperini, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santa Rosa de Viterbo.